Marcos Lessa
A programação artística da 11ª edição do Festival Música na Ibiapaba 2014, que acontece de 15 a 22 de novembro, em Viçosa do Ceará e em outros oito municípios da Região da Ibiapaba, além de Sobral, destaca os artistas cearenses, com espaço para uma diversidade de propostas e influências, do instrumental ao vocal. O cantor e compositor Marcos Lessa (foto), de destaque nacional, atualmente lançando seu primeiro disco, fará o grande show de encerramento do festival, no sábado, 22/11, a partir das 20h. Antes de Marcos Lessa, sobe ao palco o trombonista paulista Jorginho Neto, uma das grandes revelações da cena instrumental brasileira, trafegando pelo samba-jazz e avalizado por mestres como Raul de Souza, Roberto Sion e Roberto Menescal.
A programação de shows, que se destaca por privilegiar jovens e aplaudidos músicos cearenses, tem início na quinta-feira, 20/11, seguindo o formato descentralizado que caracteriza o festival neste ano. Em Ibiapina a atração será o grupo Murmurando, uma das mais destacadas formações do choro cearense, com repertório autoral. Em Guaraciaba do Norte apresenta-se o Quarteto Cearense. Os metais do Ceará Brass Quinteto são o destaque da programação em Tianguá, enquanto o Duomax sobe ao palco em São Benedito, com a musicalidade de Thesco Carvalho e Joandre Camargo.
Já na sexta-feira, 21/11, a cantora e compositora cearense Lídia Maria e o grupo Ômega, do Rio de Janeiro, se apresentam em Viçosa do Ceará. Lídia Maria vem colhendo bons frutos a partir do lançamento de seu álbum de estreia, que prioriza suas próprias composições, além de releituras para criações de compositores como Fausto Nilo e Bárbara Sena. Tudo em uma ambiência sonora de suavidade e delicadeza, em arranjos esmerados. O festival também abre espaço para representantes da nova cena fluminense, com a presença do quarteto de clarinetas Ômega. Formado por jovens clarinetistas da cidade do Rio de Janeiro, o grupo já se apresentou em diversas cidades brasileiras e na Europa, em turnê nas regiões de Vienne e Charente – Maritime na França.
Ainda na sexta, 21/11, o Quarteto Cearense se apresenta em Carnaubal, o Ceará Brass Quinteto vai a Croatá e o grupo Murmurando toca em Ipú. O Duomax sobe ao palco em Ubajara. Todos os shows começam às 20h.
Assim como a programação didática do Festival Música na Ibiapaba 2014, a programação de shows também foi definida pela Comissão de Curadoria formada pelo músico e professor José Brasil (da Escola de Música de Sobral), pelo professor e regente Alfredo Barros (da Universidade Estadual do Ceará) e pelo produtor cultural Ivan Ferraro, idealizador e realizador da Feira da Música de Fortaleza.
Confira os detalhes da programação no site: http://www.festivalmusicaibiapaba.com
Anúncios