Por Raquel Freire, Tech Tudo

A Toshiba recepcionou os visitantes da mostra Ceatec 2014 com uma robô humanoide surpreendente. Muito parecida com uma humana de verdade, a Aiko Chihara se comunica por meio de linguagem de sinais japonesa, além de falar em japonês. A androide não tem inteligência artificial e suas ações são inteiramente pré-programadas. O evento, realizado no Japão, traz uma das tecnologias mais avançadas do momento.

A aparência realista da robô é resultado de um revestimento corporal de silicone, que cobre 43 acionadores. Quinze deles estão na cabeça, dando à Aiko uma rica expressão facial. Os restantes estão distribuídos pelo corpo e são emparelhados com compressores de ar, garantindo movimentos suaves de mãos e braços.

A robô deverá sair do Japão em breve. De acordo com Hitoshi Tokuda, da divisão de desenvolvimento de novos negócios da empresa, uma nova versão poderá ser vista na CES 2015, em janeiro. Para a feira, que acontece nos Estados Unidos, ela deverá aprender inglês e linguagem de sinais americana.

Queríamos desenvolver um robô de linguagem de sinais, porque é um desafio tecnológico que exige movimentos de velocidade e precisão”, disse o porta-voz. Ele acrescentou que a empresa pretende incluir câmeras e outros sensores para melhorar o sistema da androide.

Aiko Chihara foi desenvolvida em parceria com a empresa de engenharia de Alab e diversas universidades, como a de Osaka. Aiko foi feita para apresentar exposições e shows, a exemplo do que já acontece com diversos robôs humanoides de outros fabricantes. Confira, abaixo, um vídeo de demonstração da androide:

Via Via PCWorld e Engadget

Anúncios