Lugar onde o sol não tira férias, sendo 34 km de litoral, com praias que revelam uma diversidades de usos e aspetos, do pontal da barra do Ceará (Litoral Oeste) ao caça e pesca (Litoral Leste). A água é morna, com temperatura média de 26°C e a maioria das praias apresenta condições favoráveis ao banho. Essa é a orla de Fortaleza toda protegida e mantém pontos de apoio com salva-vidas, da Guarda Municipal ou do Corpo de Bombeiros.

Está localizada no Litoral Atlântico, é uma das metrópoles brasileiras com maior faixa litorânea. É a maior cidade do Ceará em população, a quinta do Brasil e a 91ª do mundo. A Região Metropolitana de Fortaleza possui 3,6 milhões de habitantes, e por isso é a sexta mais populosa do Brasil e a segunda do Nordeste.

No turismo a cidade alcançou a marca de destino mais procurado no Brasil em 2004, 2006 e 2010, com atrações como a Micareta Fortal no final de julho e o maior parque aquático do Brasil, o Beach Park. Em 2010, foi a capital do Nordeste mais procurada por viajantes nacionais, segundo um estudo do Hotéis.com. No cenário nacional, a capital cearense ocupou a 4ª colocação, atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Batizada de “Loira Desposada do Sol” pelos versos do poeta Paula Ney, a metrópole cearense é a terra natal de brasileiros de grande renome, como José de Alencar, Rachel de Queiroz, Capistrano de Abreu, Chico Anysio, Karim Aïnouz, Casimiro Montenegro Filho, Maurício Peixoto e o ex-presidente Castelo Branco. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Cdmac) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza, com museus, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário.

O que fazer em Fortaleza?

  • Beira Mar: Neste lugar, estão três das mais belas e badaladas praias da capital como Iracema, Meireles e Mucuripe. A praia de Iracema já foi o principal ponto da boemia da cidade. É na praia de Iracema, também, que está o mais famoso pôr-do-sol da cidade, na ponte dos ingleses. Construída em dezembro de 1902, a ponte abriga uma pequena galeria de arte e um observatório marina, onde se pode apreciar os golfinhos, principalmente pela manha. Já as praias do Meireles e Mucuripe são mais procuradas pelas feirinhas de artesanato, pelos passeios de veleiro, para caminhadas e por reunir uma grande quantidade de restaurantes regionais e internacionais, bares e a maior parte da rede hoteleira de Fortaleza.
Praia do Futuro
  • Praia do Futuro: Nessa praia estão concentradas, as barracas mais bem estruturadas de todo o litoral nordestino. Água de coco, caranguejo ao molho de coco com farofa são algumas das inúmeras opções no cardápio, como o escondidinho de carne do sol desfiada sobre uma camada de purê de macaxeira, camarão no vapor ou frito, piabas e lambaris assadas, peixe assado, vários pratos com lagosta, dentre outros.

  • Trilha Ecológica do Cocô: Ecoturismo na região é um espetáculo à parte, a cidade tem belezas naturais que vão muito além das praias. A Trilha Ecológica do Cocô no Parque ecológico e o maior d’América Latina em área urbana. o percurso tem 1350 metros quadrados, é seguro e monitorado por policiais da companhia de polícia militar ambiental.

  • Apa da Sabiaguaba: Esse é o ambiente ideal para quem quer relaxar ao sabor da natureza. As barracas de praia ainda são rústicas. São oferecidos passeios de caiaque e travessia no Rio Cocó entre Sabiaguaba e caça e pesca. No local, existe um museu natural do mangue, uma pequena estrutura onde estão expostas animais da região e que organiza trilha e passeio de caiaque.

  • Catedral Metropolitana de Fortaleza: Catedral construída entre 1938 e 1978. Projetada pelo arquiteto francês George Maunier, a Catedral tem um estilo eclético, com predominância do gótico e do românico.

  • Paço Municipal: Antigo Palácio do Bispo. Possui um belo bosque, Dom Delgado, de onde é possível conferir um dos poucos trechos do Riacho Pajeú, que corta Fortaleza) a céu aberto.

  • Theatro José de Alencar: O principal palco das artes da cidade foi inaugurado em 1910. No bloco de entrada, há características de arquitetura eclética e sala de espetáculo em estilo art nouveau, com auditório de 120 lugares. Além disso, tem um belo jardim a céu aberto – o jardim de Burle Marx, criado nos anos 70 e refeito em 1991.
Praça do Ferreira
  • Praça do Ferreira: O coração social e comercial da cidade, onde se encontra o Cine São Luís, construído em estilo art nouveau, considerado um dos mais belos do Brasil, revestido de mármore de carrara e com lustres de cristal.
Fonte Nossa Senhora da Assunção
  • Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção: O berço de Fortaleza é o forte Schoonenborch (atual Nossa Senhora da Assunção), construído pelos holandeses às margens do Rio Pajeú, em 1649, sob o comando de Matias Beck. Na área externa, a partir da murada, ainda se vê o Centro da cidade, de um lado, e se enche os olhos com parte dos nossos verdes mares do outro.

  • Agito Noturno: Restaurante Dragão do Mar Nesta cidade, todo dia é dia de festa. Como o forte da capital cearense é o forró, tanto o pé-de-serra como o eletrônico, a cidade possui diversas casas de shows, das sofisticadas às populares. No Mercado das Artes (Mercado dos Pinhões), as noites são alegres, embaladas ao som de chorinho e forró de sexta a domingo.

  • Shows de Humor: Casas noturnas, pizzarias, teatros. Os espaços são diferenciados e a única obrigatoriedade é não faltar alegria. Na capital cearense, o humor dita o ritmo, por isso quem visita a cidade não deixa de conferir os Shows de Humor que são uma das mais reconhecidas manifestações da noite local.

Festas Populares

Reveillon de Fortaleza

Em Fortaleza, a alegria reina o ano inteiro onde finaliza-se um ano e começa o outro com a festa da virada de ano. O reveillon em Fortaleza promovido pela prefeitura de Fortaleza, já se consolidou o evento como uma festa democrática, segura e alegre, leva para as areias do Aterro da Praia de Iracema uma fiel multidão de moradores e visitantes que promove verdadeiras confraternizações coletivas à beira-mar. Esta festa, em que já se apresentaram nomes importantes da MPB, como Lulu Santos, Gilberto Gil, Daniella Mercury e Chico Pessoa, também já é descentralizada, recebendo celebrações populares com queima de fogos em vários bairros da cidade.

Fortal – micareta

Entre janeiro e fevereiro, o pré-carnaval de Rua de Fortaleza é a festa da alegria, da espontaneidade e da irreverência. Ocupando as ruas dos diferentes bairros da cidade, valoriza a tradição e leva crianças, jovens, adultos e idosos a brincarem fantasiados, ao som das bandas e charangas de sopros, metais e percussão, que tocam frevos, marchinhas, sambas e ijexás.

O Carnaval de Fortaleza é uma grande festa popular que encanta turistas e fortalezenses. Com uma grande diversidade de ritmos e cores, o evento é a prova viva da alegria e da espontaneidade do povo desta terra. E com o apoio da prefeitura, esta festa não para de crescer. Assim, a folia já toma conta da Praia de Iracema e da Av. Domingos Olímpio, com o desfile de blocos, maracatus, escolas de samba, afoxés, cordões e os sujos.

(Jhony Cândido, Diário da Manhã)