O Ministério Público do Estado do Ceará entrou, nesta quinta-feira (6), com uma ação civil pública, pedindo a proibição da realização do Ironman no mesmo horário que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os dois eventos estão marcados para  manhã de domingo (9). O Ironman é a principal competição de triatlo do mundo, e os 50 mais bem colocados ganham vaga para a etapa final do evento, no Havaí. A Latin Sports, organizadora do evento, informa que não foi notificada sobre o assunto.

A ação é assinada pelos promotores de Justiça Raimundo Nonato Cunha, Antônio Gilvan de Abreu Melo e Francisco Romério Pinheiro Landim. De acordo com o documento, o pedido é baseado “no receio de dano irreparável aos milhares de estudantes inscritos no Enem, em contraste com apenas 1.200 atletas participantes no evento esportivo internacional”.

O Ministério Público solicita que a Justiça notifique o Estado do Ceará, por meio do Departamento Estadual de Rodovias (DER) e da Policia Rodoviária Estadual (PRE); o Município de Fortaleza; a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), para que se abstenham de realizar qualquer alteração nos itinerários de vias públicas por causa da realização do Ironman.

Ainda de acordo com a ação, os promotores entendem que a coincidência dos dois eventos em uma cidade com “trânsito caótico” como Fortaleza, impõe à administração pública o dever de atender ao interesse público. “No caso, tendo em vista a impossibilidade de realização de um evento sem prejudicar outro, harmonizando-os, deve a autoridade eleger a opção que mais atenda ao interesse público”, diz a ação.

Operação especial
Nesta quarta-feira (5), a AMC divulgou uma operação especial com uma série de alterações no trânsito em Fortaleza para a realização do Enem e da maratona Iroman.Com as mudanças, a AMC recomendou que os alunos cheguem ao local de prova com três horas de antecedência.

As provas do Enem serão realizadas no sábado (8) e domingo (9), quando mais 596 mil estudantes farão provas em diversos locais da cidade. No domingo (9), a capital cearense também sediará pela primeira vez o Ironman Brasil, uma das provas classificatórias para a final do Mundial de Ironman 2015, que ocorre no Havaí (EUA). O Ironman terá cerca de 17h de duração, com início previsto para as 5h30. O Enem tem início previsto para o meio-dia (13h, pelo horário de Brasília).

Bloqueios
A partir de 5h50, os competidores do Ironman já estarão disputando a prova de natação. Depois, seguirão de bicicleta até o município de Pindoretama, na Grande Fortaleza, passando por avenidas como Historiador Raimundo Girão, Beira-Mar, Engenheiro Alberto Sá, Engenheiro Santana Júnior e Washington Soares (CE-040).

Entre 6h e 8h30, uma faixa das avenidas Pessoa Anta, Historiador Raimundo Girão, Beira-Mar, Engenheiro Alberto Sá, Engenheiro Santana Júnior e Washington Soares ficará reservada para a circulação dos ciclistas e as demais faixas continuarão destinadas ao tráfego de veículos. De 7h20 às 17h, o trânsito também será compartilhado na CE-040 até Pindoretama.

No percurso de volta, uma faixa das avenidas Washington Soares, Engenheiro Santana Júnior, Engenheiro Alberto Sá, Via Expressa, Abolição, Monsenhor Tabosa e Presidente Castelo Branco será mais uma vez destinada aos ciclistas para que possam finalizar o trajeto até o hotel.

Todos os cruzamentos ao longo do trecho da competição estarão bloqueados nos horários determinados, o que exigirá atenção dos motoristas. O acesso a estas vias interditadas deve ser realizado conforme orientação da AMC:

– Acesso às avenidas Beira-Mar e Abolição: Avenida  Alberto Nepomuceno ou pela Rua Vicente de Castro.
– Acesso Cidade 2000/Aldeota: Avenida Santos Dumont.
– Acesso Cidade 2000/Cidade dos Funcionários Aldeota: Avenida Sebastião de Abreu.
– Acesso Aldeota/Cidade 2000 Aldeota: Av. Santos Dumont ou Av. Antônio Sales.

(G1 Ceará)

Anúncios