Muito se tem falado sobre o assunto e é crescente o número de homens interessados em melhorar sua aparência física, seu modo de se vestir, de se relacionar. Independente de rótulos acerca da sexualidade alheia, o homem de hoje está muito mais antenado com as novas tendências mundiais de beleza, tratamentos estéticos, etc. E isso inclui, é claro, o bom e velho perfume, antigo aliado no processo de sedução masculina, que atravessou gerações, sofreu reformulações, mas continua presente na vida do homem moderno.
O MHM resolveu buscar a opinião de um consultor especializado no assunto, a fim de tentar reunir, em uma única lista, as 10 fragrâncias internacionais mais comentadas de todos os tempos (de marcas famosas) e de fácil acesso aqui no Brasil, para as situações mais comuns do nosso cotidiano. Vale lembrar que esta lista é resultado das opiniões coletadas pelo público e não representa a opinião pessoal do consultor ou da equipe MHM. Vamos conferir!
PERFUMES PARA USO DIÁRIO
Este é o grupo de perfumes mais fácil de agradar a todo mundo, ainda mais no clima brasileiro. São conhecidos como “coringas”.
Fazem parte deste grupo os cítricos, aromáticos e amadeirados, em geral.
1) L’eau D’issey Pour Homme (Issey Miyake)
Lançado em 1994, trouxe inovação e tornou-se referência com seu aroma cítrico e de destaque para as especiarias e madeiras.
É composto por notas de:
Topo (cabeça): coentro, cipreste, mandarina, estragão, laranja yuzu, limão verbena, sálvia, bergamota e calone, um composto químico que reproduz o aroma de melão/melancia;
Corpo (coração): noz-moscada, canela, açafrão, flor de lótus azul, lírio do vale e gerânio;
Fundo (base): vetiver, almíscar, sândalo, tabaco, cedro e âmbar.
2) 212 Men (Carolina Herrera)
Este perfume é um sucesso até hoje! Lançado, em 1999, para simbolizar o fascínio e o agito de Nova York, traz em seu nome o DDD da cidade e, em sua fragrância, sofisticação e magnetismo.
É composto por notas de:
Topo (cabeça): folhas cítricas, erva cortada e especiarias;
Corpo (coração): gengibre, pimenta e gardênia;
Fundo (base): almíscar branco, sândalo, madeira de guáiaco e incenso.
3) Bvlgari Aqva (Bvlgari)
Lançado em 2005, sua característica marinha trouxe frescor e quis demonstrar um estilo de vida mais descomplicado do homem. Possui um aspecto natural e gera usuários fiéis, que não conseguem mais ficar sem 1 frasco em suas coleções.
É composto por notas de:
Topo (cabeça): mandarina e petitgrain;
Corpo (coração): santolina e posidônia (conhecida como grama marinha);
Fundo (base): âmbar mineral e sálvia.
4) Allure Homme (Chanel)
Lançado em 1999, é límpido e sensual, combinando notas frescas, amadeiradas e especiarias. É conhecido por sua versatilidade e excelente fixação. Quem experimenta este perfume, acaba se interessando por toda a linha Allure.
É composto por notas de:
Topo (cabeça): mandarina, bergamota, lavanda, pêssego e citrinos;
Corpo (coração): pimenta jamaicana, gardênia, patchouli, jacarandá e jasmim;
Fundo (base): vetiver, sândalo, cedro, fava tonka, musgo de carvalho, baunilha e benjoin.
PERFUMES CLÁSSICOS
Este é o grupo de perfumes com uma pegada mais tradicional, muitas vezes relacionados ao cheiro de “tiozão”, mas que não fazem feio em ambientes e/ou eventos mais formais.
5) Polo (Ralph Lauren)
Lançado em 1978, foi a 1ª fragrância masculina da Ralph Lauren. Feita para homens distintos e que prezam pelas tradições e bons costumes, virou ícone da perfumaria mundial masculina e possui adeptos até os dias de hoje. Seu aroma é inconfundível!
É composto por notas de:
Topo (cabeça): pinho do Canadá, artemísia, lavanda, bergamota, zimbro e manjericão;
Corpo (coração): coentro, jasmim, cravo (flor), gerânio, rosa, tomilho e manjerona;
Fundo (base): musgo de carvalho, patchouli, couro, cedro, âmbar, almíscar e tabaco.
6) Eau Sauvage (Christian Dior)
Este clássico da perfumaria, lançado em 1966, possui um apelo atemporal que resistiu, bravamente, ao passar dos anos, com seu aroma cítrico e singular. Embora antigo, parece que foi feito para os tempos modernos, com toda a questão do efeito estufa e o aumento crescente das temperaturas no País.
É composto por notas de:
Topo (cabeça): limão, alecrim e petitgrain;
Corpo (coração): jasmim, lavanda, manjericão e hedione (substância sintética de acentuado frescor);
Fundo (base): vetiver e musgo de carvalho.
7) Le Male (Jean Paul Gaultier)
Lançado em 1995, foi a 1ª fragrância masculina de Gaultier. Todo homem que se preza já teve (ou terá) um frasco deste perfume, pelo menos 1 vez na vida. Com aroma intenso e sensual, seu frasco foi inspirado nas formas do corpo masculino, simbolizando força e virilidade. É conhecido pelo seu poder de projeção e fixação.
É composto por notas de:
Topo (cabeça): menta, cardamomo, artemísia e bergamota;
Corpo (coração): lavanda, canela, flor de laranjeira e cominho;
Fundo (base): cedro, âmbar, sândalo, baunilha e fava tonka.
PERFUMES NOTURNOS
Este é o grupo de perfumes do tipo “ame ou odeie”. Em geral, são mais adocicados e intensos e precisam de cautela e bom senso, ao serem aplicados.
Fazem parte deste grupo os orientais, gourmands e especiarados, em geral.
8) Armani Code (Giorgio Armani)
Lançado em 2004, se tornou sucesso de vendas e trouxe enorme destaque para a casa Armani, no que diz respeito à sua linha de perfumes. Seus usuários o consideram um dos melhores perfumes da marca, e as pesquisas de satisfação mostraram números muito satisfatórios. É elegante, seletivo e possui uma abordagem mais intimista e romântica.
É composto por notas de:
Topo (cabeça): bergamota e limão;
Corpo (coração): anis estrelado e flor de oliveira;
Fundo (base): madeira de guáiaco e fava tonka
9) 1 Million (Paco Rabanne)
Lançado em 2008, não poderia ficar de fora desta lista. Alcançou sucesso instantâneo e virou o queridinho de usuários de outras criações famosas, como: JOOP! Homme, Black XS, Armani Code, etc. Seu aroma ficou tão popular nas baladas, que a fragrância passou a ser vista de forma negativa por quem busca algo mais exclusivo e quer se destacar na noite.
É composto por notas de:
Topo (cabeça): menta, toranja e mandarina;
Corpo (coração): absoluto de rosa, canela e especiarias;
Fundo (base): madeiras, âmbar, patchouli e couro.
10) Dior Homme Intense (Christian Dior)
Lançado em 2007, trouxe uma abordagem única e moderna para homens que vivem de maneira intensa e sofisticada. É composto por madeiras e pelo toque floral da íris – presente na versão tradicional (de 2005) – que continua predominante, porém mais cremosa e sensual. Sofreu uma reformulação em 2011, mas continua uma deliciosa fragrância de requinte e qualidade.
A versão atual é composta por notas de:
Topo (cabeça): Íris da Toscana;
Corpo (coração): Manteiga de Ambrette do Equador (obtida através das sementes de hibiscos);
Fundo (base): cedro da Virgínia.
>> Texto colaborativo de Cassiano Silva, publicitário de formação e apaixonado por fragrâncias e seus mistérios. Responsável pelo portal especializado Perfumart, aguçou o seu conhecimento pelos perfumes, há mais de uma década, e transformou o hobby em profissão. É colecionador de perfumes, consultor particular de fragrâncias, resenhista nacional e internacional e dono de um grupo no facebook voltado só para os homens (Homens Viciados em Perfumes).
Créditos http://manualdohomemmoderno.com.br