FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA

Quando momentos da temporada são decisivos para o Fortaleza, a torcida tricolor cresce nas arquibancadas. Mobiliza-se para fazer festa em apoio ao time. Para Fortaleza x Macaé, amanhã, às 18 horas (horário local), no Castelão, não será diferente. Só que agora os planos da geral leonina são mais audaciosos. Um grupo de torcedores promete erguer, no jogo que vale o acesso à Série B, o maior mosaico já visto no futebol nordestino.

O plano traçado pelo grupo “Leões do Mosaico” pretende abranger todas as cadeiras do Castelão. Para isso, a equipe – composta por três organizadores e 700 colaboradores – batalha há um mês na formação da homenagem com escudo e cores do Fortaleza. Com apoio financeiro do próprio clube e de seis empresas, R$ 12 mil foram investidos na confecção do mosaico gigantesco.

Há três anos envolvido na organização dos mosaicos, o empresário João Paulo de Souza, 24, ressalta que a vontade de levantar o time faz com que cada ação dessas seja pensada de forma cada vez maior. “Desde 2011 nós vínhamos aprimorando esses mosaicos. A partir daí organizamos várias vezes. O nosso sonho é fechar o Castelão inteiro, vamos fazer isso agora. Só o Flamengo fez até agora, em 2009”, diz Paulinho, que é integrante da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF).

“Será o Castelão inteiro de vermelho, azul e branco, erguendo o mosaico. Onde tiver cadeira a gente coloca o papel”. A disposição do material pelos assentos do estádio começa hoje, após o jogo Ceará x Santa Cruz.

MARKETING

O projeto do mosaico, desde o início, contou com apoio da diretoria do Leão. Contudo, o setor de marketing do clube prefere não se apropriar do clima de festa especial. “A gente vai tratar esse jogo como um jogo normal, que é para não valorizar. Estamos apoiando o pessoal do mosaico, que promete ser o maior do Nordeste. Mas a organização é toda deles”, explicou o diretor de marketing do Fortaleza, Fábio Mota.

A diretoria tricolor também colaborou com a ação na preparação de ofícios necessários para a montagem do mosaico no estádio e viabilização de patrocinadores. O discurso do acesso é negado por todos no Fortaleza, mas o clamor para a torcida comparecer num jogo decisivo é claro. “A grande atração é o jogo em si, que será decisivo para todos nós”, finaliza Mota.

SAIBA MAIS

Na fanpage do Facebook, o Leões do Mosaico orienta ao torcedor que vai ao Castelão a participar da seguinte forma: Levantar o papel com o lado de cor única virado de frente para o gramado; Se a cadeira ao lado estiver vazia, tentar levantar dois papéis; Fiscalizar cada papel e não retirá-los do seu local de origem; No momento do mosaico será cantada a música “Leão, nós gostamos de você”, duas vezes. Logo após, será cantado o hino do Fortaleza; Manter os papéis erguidos durante as músicas.

Ao longo da semana, os organizadores da iniciativa pediram aos torcedores, através das redes sociais, que também comprassem ingressos do setor de visitantes. A área teve ingressos esgotados ontem mesmo.

(André Victor Rodrigues, O Povo)

Anúncios