Na próxima segunda-feira (20), Dia do Comerciário, todo o comércio de Fortaleza será fechado. A data é uma celebração às lutas e conquistas da categoria e tem como objetivo ser um dia de lazer e descanso ao trabalhador do comércio da capital.

O feriado é respaldado pela Convenção Coletiva de Trabalho 2014 dos comerciários, acordado entre o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e o Sindilojas. O parágrafo sexto da cláusula sexagésima oitava, referente aos feriados, determina que “os estabelecimentos comerciais albergados por esta convenção não funcionarão no dia 20 de outubro de 2014, data em que se comemorará o dia do Comerciário”.

As empresas que descumprirem a Convenção estão sujeitas a penalidades como citada na cláusula sexagésima nona: “Na hipótese de violação de qualquer cláusula desta Convenção, os que derem diretamente causa à infração, acordantes – empresas ou empregados – comprovada a sua culpa ficam sujeitos a multa equivalente a um piso salarial da categoria, em favor da parte atingida pela violação”.

Fonte: Sindicato dos Comerciários de Fortaleza

Anúncios