O primeiro voo direto entre Fortaleza e Bogotá vai entrar em operação no sábado (20). O novo destino será feito pela companhia aérea Avianca sempre aos sábados, saindo da capital cearense e da capital colombiana. O voo direto foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em março deste ano.

O trecho Fortaleza – Bogotá sairá do Aeroporto Pinto Martins às 16h40 e chegará ao Aeroporto Internacional El Dorado às 20h16. A saída de Bogotá será às 23h30 com chegada às 6h15 a Fortaleza. Os voos serão operados por aeronaves modelo Airbus A319, com capacidade para 132 passageiros em classe econômica.

A duração média do voo será de 5h40. Nesta quarta-feira (17), o valor de um trecho do voo custa R$ 653,82 no site da companhia aérea, sem as taxas de embarque.

Rotas internacionais
Além do voo direto para Bogotá, Fortaleza opera trechos diretos para Buenos Aires, Miami e Frankfurt. O voo Fortaleza-Buenos Aires é operado desde o dia 10 de maio pela Gol Linhas Aéreas. Para Miami, a TAM começou a operar no dia 31 de maio. Já para Frankfurt, o voo, operado pela empresa Condor Flugdienst, foi inaugurado no dia 20 de junho.

Um dos fatores que têm atraído rotas internacionais foi a redução da alíquota de ICMS incidente sobre o combustível de aviação de 30% para 12% para operação de voo internacional regular e direto com chegadas e partidas em um aeroporto cearense.

(G1 Ceará)