A Secretaria de Trabalho Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) está com  inscrições abertas para para novas turmas dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  O programa amplia as ofertas de cursos de qualificação profissional no município.

Ao todo, são 877 vagas, distribuídas em 23 cursos nas áreas de administrador de banco de dados, figurinista, operador de supermercado, operador de computador, auxiliar administrativo, zelador, agente de limpeza e conservação, montador e reparador de computadores, operador de caixa, operador de telemarketing, vendedor de produtos e serviços ópticos e auxiliar de recursos humanos. Além de promotor de vendas, auxiliar de crédito e cobrança, porteiro e vigia, agente de limpeza e conservação, vendedor, manicure e pedicure, auxiliar de faturamento, auxiliar de manutenção predial, recepcionista e  depilador.

Os interessados poderão realizar as inscrições em um dos 26 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes em Fortaleza, até dez dias antes do início das aulas da turma ou enquanto houver vagas disponíveis, de acordo com a tabela disponível aqui (clique para acessar).

Para realizar as inscrições é necessário que os candidatos apresentem os seguintes documentos: declaração com o Número de Inscrição Social (NIS), RG, CPF e comprovante de residência. É necessário ter idade  a partir dos 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico (Cadastro Único), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Os cursos gratuitos são de formação inicial e continuada, voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. Os alunos participantes recebem material didático e auxílio para transporte e alimentação.

(G1 Ceará)