O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou a lista dos chamados “Cabeças” do Congresso Nacional. A relação inclui os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2014.

Na definição do DIAP, os parlamentares citados conseguiram se diferenciar dos demais pelo protagonista do processo legislativo, destacando-se na capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Na relação por Estado, os legisladores cearenses que se destacaram no cenário nacional foram:

  • Deputado André Figueiredo (PDT) – Articulador
  • Senador Eunício Oliveira (PMDB) – Articulador
  • Senador Inácio Arruda (PCdoB) – Debatedor
  • Deputado José Guimarães (PT) – Negociador
  • Senador José Pimentel (PT) – Negociador

Na categoria de “Parlamentar em Ascensão”, referente ao deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas, o deputado Danilo Forte (PMDB) é quem aparece em destaque entre os representantes do Ceará.

Veja a íntegra da lista no linkDIAP – Lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional e dos Parlamentares em “Ascensão”

(Ceará News 7)

Anúncios