Foto: Mauri Melo

Assistir uma final de Copa no Mundo é o sonho de qualquer apaixonado por futebol. E um cearense humilde e “arretado” terá esse privilégio. O catador de lixo César Augusto da Silva, de 37 anos, irá acompanhar a decisão do Mundial entre Alemanha e Argentina, domingo (13), no Maracanã, e sem gastar um centavo.

Catador de lixo há mais de 12 anos, César faz parte de um projeto social da Coelce, que troca resíduos recicláveis por descontos na fatura de energia. Participante do programa há cerca de quatro anos, ele é um dos 40 catadores que trabalham na Fifa Fan Fest, na Praia de Iracema, e foi o sortudo que terá o benefício de assistir a grande final da Copa.

“Me ligaram dizendo que fui sorteado para ir ao Rio de Janeiro assistir a final da Copa e perguntando se eu tinha interesse. Eu falei “já compraram as passagens?””, brinca, com um grande sorriso no rosto.

Sem nunca ter assistido uma partida de futebol no estádio, César admite que ainda não se deu conta do que está prestes a presenciar. “Eu já visitei o Castelão, mas não para assistir a um jogo. Será a primeira vez na vida. A ficha só vai cair quando colocar os pés lá dentro”.

Mesmo com o Brasil fora da disputa, César, assim como muitos brasileiros, garante que já sabe para quem vai torcer no duelo entre ‘hermanos’ e germânicos.

“Vou torcer pela Alemanha. Não quero a Argentina campeã no Brasil. Mesmo a Alemanha tendo goleado o Brasil, vou torcer por eles. Acho que estão jogando o melhor futebol na Copa e merecem esse título”.

Além da assistir ao vivo a grande final da Copa, a passagem de César pelo Rio de Janeiro ainda contará com um “city tour” pelos principais pontos turísticos da ‘cidade maravilhosa’. O catador embarcou para a capital carioca no início da tarde desta quinta-feira (10) e retorna na segunda-feira (15). Juntamente com ele, outro cearense, o bailarino Alex Magalhães da Silva, de 21 anos, e que faz parte da companhia de dança BCAD, também foi sorteado e irá acompanhar a decisão do Mundial no Maracanã.

(André Almeida, O Povo)

Anúncios