FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA

O Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE) encerrou sua participação na Copa do Mundo com um expressivo aumento na movimentação de passageiros e aeronaves. Do dia 12 de junho, data da abertura da competição, até o último sábado (5 de julho), o Pinto Martins recebeu 4.326 voos comerciais, sendo 2.164 partidas e 2.162 chegadas, o que representa uma média diária de 180 voos, sendo que a média do aeroporto são 150 voos diários. A movimentação de passageiros estimada no período foi de 493,9 mil, entre embarques e desembarques.

Os dias com maior movimento no terminal foram 17 de junho, data em que Brasil e México empataram por zero a zero no Estádio Castelão, quando o aeroporto recebeu 242 voos, e no dia 5 de junho, um dia depois da vitória de 2 a 1 da Seleção Brasileira contra a Colômbia, com 232 voos.

A tranquilidade nas ações de embarque e desembarque de passageiros e delegações marcou a atuação da equipe do terminal cearense, que recebeu 24 operações entre embarques e desembarques de delegações durante a realização do Mundial. Para se ter uma ideia, na última terça-feira (1º de julho), os 71 integrantes da delegação colombiana desembarcaram em apenas 5 minutos e, no dia seguinte, os 64 passageiros da delegação brasileira desembarcaram em 9 minutos. Todas essas operações ocorreram na Base Aérea de Fortaleza, sob a coordenação das equipes de operações e segurança do aeroporto.

Para garantir a fluidez das operações, a Infraero reforçou as equipes de trabalho do terminal cearense por meio de remanejamento do corpo funcional da empresa. Durante a Copa,  número de “amarelinhos”, funcionários vestidos com coletes amarelos, com a frase “Posso Ajudar?/May I Help You, para atendera  passageiros com dúvidas como horários de voos, portões de embarques e outros serviços do Pinto Martins aumentou em 48%. Já o pessoal da área operacional aumentou em 16%, passando para 72 funcionários.

Além disso, entre os dias 19 e 30 de junho, o Balcão de Informações da Infraero registrou 9.615 atendimentos a passageiros em Fortaleza. Desses, 1.950 foram dúvidas de estrangeiros. Os assuntos mais demandados foram informações sobre voos, empresas aéreas e localização no terminal.

(Rafael Massadar, Mercado e Eventos)

Anúncios