Jornal GGN – O co-proprietário da Telexfree Inc, James Merril foi colocado em prisão domiciliar por uma decisão de um juiz federal, enquanto aguarda o julgamento sobre a fraude de um bilhão de dólares. A informação é do jornal Boston Globe.

Merril foi preso em maio, ficará na casa de sua família em Ashlan e não poderá deixar o estado. Além disso, foi obrigado a deixar em garantia sua casa avaliada em US$ 900 mil, a casa de sua irmã Julie Merril em Sutton e outra propriedade em East Falmouth. Deverá também entregar seu passaporte à polícia.

Os procuradores federais argumentaram que há risco de fuga, pois poderá ser condenado a 20 anos de prisão se for considerado culpado da fraude.

Seu sócio Carlos Wanzeler fugiu dos Estados Unidos para o Brasil em abril e está morando em Vitória.

Segundo o Boston Globe, ambos se apropriaram de milhões de dólares nos 18 meses antes de pedir a falência às autoridades federais e estaduais. Hoje são alvos de acusações civis e criminais.

Somemnte em Massachusetts o golpe pode ter chegado a US$ 90 milhões, mas estima-se que o total de vítimas seja de mais de um milhão de pessoas.

No Brasil, os negócios estão suspensos e até agora nem o Ministério da Justiça nem a Polícia Federal tomaram qualquer atitude contra os proprietários e os divulgadores da Telexfree.