A seleção uruguaia tem a sua estreia programada para o próximo sábado, contra a Costa Rica, no Estádio Castelão, em Fortaleza. Apesar de ainda faltar um pouco de tempo, os uruguaios já são vistos em grande quantidade na capital cearense. A paixão pela sua seleção e a crença em mais um título em solo brasileiro movem esses fanáticos torcedores. (Confira no vídeo ao lado)

Razões para acreditar em um novo sucesso depois de 64 anos não faltam. A geração atual da seleção uruguaia é uma das melhores dos últimos tempos. A equipe vem de uma quarta posição na última Copa do Mundo e é atual  campeã da Copa América. Juntando a esses fatores está a fé de que o fantasma de 50 irá fazer o seu trabalho novamente.

A cantoria era uma só e tinha um teor ambíguo, tanto poderia servir para se referir ao título da primeira Copa do Mundo, em 30, como para o título da primeira Copa no Brasil, em 50. Ambos foram vencidos pelo Uruguai :

“Voltaremos, voltaremos!
Voltaremos outra vez
Voltaremos a ser campeões
Como na primeira vez”

Cerca de 150 uruguaios estiveram nesta quarta-feira no Dragão do Mar, ponto da capital cearense muito visitado pelo bom ambiente e pela vida boêmia. Ao som de música brasileira vinda dos bares, os torcedores curtiram o momento e entoaram cânticos de apoio à seleção bicampeã do mundo.

torcida uruguai fortaleza (Foto: Cassius Leitão)Torcida do Uruguai faz a festa em Fortaleza e canta músicas de apoio à Celeste (Foto: Cassius Leitão)

– Estamos muito confiantes para este Mundial. Temos um treinador experiente e jogadores que podem fazer a diferença. Não é qualquer time que tem Forlán, Cavani, Suárez e Godin. É fundamental vencermos na estreia para começarmos a encaminhar a nossa classificação – disse o torcedor Juan Pablo Giménez.

A preocupação uruguaia em vencer o primeiro jogo faz todo o sentido. Tudo porque a equipe está considerado Grupo da Morte, o D, ao lado também de Itália e Inglaterra. O que torna a vitória contra a Costa Rica – considerada a mais fraca da chave – de suma importância.   Depois do confronto de sábado, a Celeste vai encarar os ingleses em São Paulo e os italianos, em Natal.

Os torcedores costarriquenhos também marcam presença em Fortaleza, nesta quinta-feira (Foto: Cassius Leitão)

Além da centena de uruguaios, alguns costarriquenhos e muitos mexicanos também já circulam pelas ruas de Fortaleza, que já respira Copa do Mundo. A precoce chegada dos mexicanos se dá pelo confronto justamente contra o Brasil, que será na próxima terça-feira. Ele é válido pela segunda rodada do Grupo A, e acontecerá também no Estádio Castelão.

(Cassius Leitão, Globo Esporte)