São Paulo – As agências bancárias de todo o país devem abrir em horários diferenciados durante a Copa do Mundo 2014

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), nas cidades em que for decretado feriado municipal, os bancos ficarão fechados para atendimento ao público.

Mesmo nas cidades em que não for decretado feriado, nos dias de jogos do Brasil os bancosabrirão em horário diferenciado: das 8h30 às 12h30.

A alteração de horário, segundo a Febraban, está de acordo com a Circular do Banco Central N.º 3.703/2014, que autoriza mudança no expediente das agências nos dias de jogos da seleção brasileira, desde que elas funcionem por um tempo mínimo de quatro horas.

Já nos dias em que forem realizados jogos de outras seleções, se não for decretado feriado municipal, as agências funcionarão normalmente.

A entidade afirma que os bancos deverão fixar em suas agências avisos sobre o horário de atendimento nos dias de jogos com uma com antecedência mínima de 48 horas.

Nos locais onde as agências estiverem fechadas, os clientes podem usar os meios alternativos de atendimento, tais como: caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e semais estabelecimentos credenciados).

Os clientes também podem agendar seus pagamentos de contas de consumo ou pagar aquelas que têm código de barras nos caixas eletrônicos dos bancos ou correspondentes bancários que estiverem em funcionamento. Os boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser agendados ou pagos por meio de Débito Direto Autorizado (DDA).

Mais informações sobre os meios alternativos de pagamentos e funcionamento especial das agências podem ser consultados na Cartilha de Canais Alternativos da Febraban, elaborada especialmente para orientar os consumidores durante a Copa do Mundo.

(Exame)