A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou regime de urgência para a votação da mensagem do poder executivo municipal que institui os feriados municipais durante os jogos da Copa do Mundo 2014. Segundo o documento será feriado nos dias úteis (segunda a sexta-feira) em que houver jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo sediados na cidade de Fortaleza. O projeto institui que nos dias úteis de jogos da Copa, disputados no município de Fortaleza que não envolvam a Seleção Brasileira, fica decretado feriado a partir do meio-dia.

Data Jogo Feriado
14 de junho
(sábado)
Uruguai e
Costa Rica
Expediente normal
17 de junho
(terça)
Brasil e
México
Feriado o dia todo
21 de junho
(sábado)
Alemanha e Gana Expediente normal
24 de junho
(terça)
Grécia e Costa
do Marfim
Feriado a partir do meio-dia
Na segunda fase, nas oitavas de final não será feriado (domingo). Nas quartas, 4 de julho, sexta, se o Brasil jogar será feriado o dia todo; se não houver jogo do Brasil, será feriado a partir do meio-dia.

Isso significa que no jogo das oitavas de final que será realizado na Arena Castelão no dia 29 de junho, um domingo não será feriado. Por outro lado, na partida das quartas de final do dia 4 de julho, uma sexta-feira, se a Seleção Brasileira jogar será feriado o dia inteiro. Se não, o feriado será a partir do meio-dia.

A mudança em relação ao primeiro anúncio da Prefeitura quanto aos feriados é que, na segunda fase, está previsto mais um feriado – durante o dia todo (no caso de jogo do Brasil) ou a partir do meio-dia. Conforme a Lei da Copa, cabe aos estados e as cidades-sede definirem se será feriado ou estipulado ponto facultativo nos dias de jogo, o que poderia ser feito por decreto do prefeito ou do governador, sem a necessidade de votação por vereadores ou deputados.

Já nos dos dias de jogo do Brasil na primeira fase da Copa em São Paulo (em 12 de junho, contra a Croácia) e em Brasília (em 23 de junho, contra o Camarões), haverá ponto facultativo para os servidores públicos em Fortaleza. O Governo do Estado ainda não definiu segir o modelo de Fortaleza para os jogos da Seleção Brasileira em outras cidades-sede.

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, os feriados propostos atendem a exigências técnicas de fluxo, circulação e segurança, buscando evitar a concentração das pessoas que retomam do trabalho com aquelas que se dirigem ou voltam dos eventos.

Anúncio
No dia 17, a Prefeitura de Fortaleza havia anunciado apenas dois feriados na primeira fase: 17 de junho (terça-feira, partida Brasil e México) e, a partir do meio-dia, em 24 de junho (terça-feira, partida Grécia e Costa do Marfim).

Nas partidas Uruguai e Costa Rica, em 14 de junho (sábado), e Alemanha e Gana, em 21 de junho, o expediente seria normal, segundo o anúncio do dia 17.

O Castelão vai receber quatro jogos na primeira fase da Copa do Mundo: Uruguai e Costa Rica em 14 de junho, Brasil e México em 17 de junho, Alemanha e Gana em 21 de junho Grécia e Costa do Marfim em 24 de junho. A arena recebe ainda um jogo nas oitavas definal em 29 de junho e nas quartas de final, em 4 de julho.

(G1 Ceará)