A Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza o dia D de vacinação contra a Influenza (gripe), neste sábado (24/05), a partir das 8h, em postos de saúde do Município, com foco no grupo prioritário da campanha. A vacina está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos, adultos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas como diabéticos, hipertensos e cardíacos, além de gestantes, trabalhadores de saúde, puérperas até 45 dias após o parto.

Em Fortaleza, de acordo com a última apuração da SMS, feita no dia 15 de maio, foram vacinadas 188.913 pessoas, que representam cerca de 40% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Dos vacinados, 59.734 são crianças de seis meses a menores de cinco anos e 101.272, adultos acima de 60 anos. A meta da campanha é vacinar 552.365 pessoas.

Para a assessora técnica de imunizações da SMS, Vanessa Soldateli, a participação da população é muito  importante para o sucesso da campanha. “O grupo prioritário deve procurar os postos de saúde para ter  acesso a vacina. O mês de junho é o período de maior incidência do vírus e, para garantir a imunização da população, iniciamos a campanha em abril,”, destacou.

A vacina da gripe é trivalente e tem duração de um ano, protegendo contra os três subtipos de vírus: Influenza A/H1N1, Influenza A/H3N2 e Influenza B. Não possui contraindicações, exceto para quem é alérgico a ovo ou  quem manifestou reação alérgica grave em uma dosagem anterior.

As Secretarias Regionais vão elaborar uma programação especial nas suas unidades de acordo com a demanda da população de cada bairro.

Serviço
Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza

Data: 24/05/14
Regional I: Todos os postos de saúde – 8h às 12h
Regional II: Paulo Marcelo (Centro) – 8h às 17h
Regional III: Hermínia Leitão e George Benevides (Quintino Cunha), Anastácio Magalhães (Rodolfo Teófilo), Pereira de Almeida (Bela Vista) e José Sobreira de Amorim (Henrique Jorge) – 8h às 17h
Regional IV: Parangaba (Parangaba), Abel Pinto (Demócrito Rocha) e Filgueiras Lima (Jardim América) – 8h às 17h
Regional V: todos os postos de saúde – 8h às 12h
Regional VI: Messejana (Messejana), Melo Jaborandi (São Cristovão) e Maria de Lourdes (Jardim das Oliveiras) – 8h as 17h

(Prefeitura de Fortaleza)