Defensores da legalização da maconha realizam uma marcha, neste domingo, 25, em Fortaleza. A concentração será às 14 horas na estátua de Iracema e segue até o anfiteatro da Praia da Iracema. Grupo pretende discutir a política de drogas no Brasil e as questões da maconha relacionadas à saúde e bem estar.

Segundo o ativista do coletivo Plantando Informação, Lucas Moreira, 19 anos, a marcha acontece sempre no mês de maio, desde 2007. Para o movimento, a atual política de drogas é baseada no controle social, que provoca a criminalização dos mais pobres, principalmente os negros residentes na periferia. 

Além do Plantando Informação, outros coletivos como o Rua e Enegrecê participam do movimento. “Não é só maconheiro, é para gente debater o uso da droga em todos os seus âmbitos, como medicinal, religioso e recreativo”, explica Lucas.

Outras cidades do Brasil que também terão suas marchas no mês de maio, conhecido pelo grupo como “maio verde”, são Brasília, Curitiba, Campo Grande, Santa Maria, Natal, Aracaju, Belo Horizonte, João Pessoa, Florianópolis, Rio Grande, Nova Friburgo, Salvador, Taubaté, Jundiaí e Foz do Iguaçu.

No evento do grupo no Facebook, cerca de 2 mil marcaram presença, até às 18h desta quinta-feira, 22.

Dia da Maconha
No último mês, milhares de pessoas celebraram o dia mundial da maconha. A celebração da cultura cannabis teve shows e feiras em cidades como Colorado e Washington, os primeiros estados dos Estados Unidos a legalizarem o consumo da erva com fins recreativos.

Serviço
Marcha da maconha em Fortaleza
Data: Domingo, 25
Horário: 14h
Local: concentração na estátua de Iracema, na Praia

Redação O POVO Online