Por medida de segurança, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, deixará de operar durante os jogos da Copa do Mundo 2014 nos dias em que ocorrerem jogos. A medida se aplica aos aeroportos  de seis cidades-sede – Rio de JaneiroBelo HorizonteCuiabáCuritibaManaus – cujos terminais se localizam a uma distância de 7,2 Km do estádio. A determinação é do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão do Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica. De acordo com  a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), as medidas que serão implementadas durante o Mundial foram comunicadas às empresas aéreas ainda em janeiro deste ano.

As medidas constam do “Guia de Consulta sobre as Alterações  do Espaço Aéreo para a Copa do Mundo de Futebol – Fifa Brasil 2014”. Segundo o guia, os períodos de vigência dessas restrições serão compreendidas entre três horas antes e quatro horas após o início das partidas durante a abertura e encerramento da Copa do Mundo; entre uma hora antes e três horas após o início das partidas durante fase de grupos; e entre uma hora antes e quatro horas após o início das partidas durante as demais fases.

No caso de Fortaleza, onde o aeroporto está situado a uma distância de 6 quilômetros da Arena Castelão, durante os jogos da primeira fase da Copa do Mundo 2014, o terminal fechará uma hora antes das partidas e retornará as atividades uma hora após o encerramento. Já no caso dos jogos das oitavas e quartas-de-final, o aeroporto ficará fechado até duas horas depois do fim da partida.  Como o período de vigência das restrições varia de acordo com o jogo, a mesma cidade sede poderá ter horários diferentes conforme os jogos que receberá.

Segundo o Decea, durante durante os períodos de proibição só serão permitidos operações de voos de segurança pública, voos militares, de serviço de atendimento rápido (SAR), além de ambulâncias e as demais aeronaves envolvidas nas atividades operacionais. Após o período de restrição,  o uso do espaço aéreo volta à sua normalidade.

O Castelão vai receber três jogos na primeira fase da Copa do Mundo: Uruguai e Costa Rica em 14 de junho, Brasil e México em 17 de junho, Alemanha e Gana em 21 de junho Grécia e Costa do Marfim em 24 de junho. A arena recebe ainda um jogo nas oitavas-de-final em 29 de junho e nas quarta-de-final em 4 de julho.

Restrições em Fortaleza
Dia 14/06/2014 (16h ) – início às 15h local e término às 19h;
Dia 17/06/2014 (16h ) – início às 15h local e término às 19h;
Dia 21/06/2014 (16h) – início às 15h local e término às 19h;
Dia 24/06/2014 (17h) – início às 16h local e término às 20h;

(G1 Ceará)