São Paulo – O iPhone 6 pode trazer um método de captura de imagens com super-resolução. Ao menos é isso que uma nova patente registrada pela Apple detalha.

A ideia de Apple para aumentar a contagem de pixels não é usar uma câmera com mais pixels no sensor, mas juntar diversas imagens para formar apenas uma. Essas imagens seriam capturadas com diferença de milésimos de segundo. Para isso, a empresa pretende se apoiar em estabilização óptica.

A estabilização óptica usa movimentação do sensor de imagem ou de partes da lente para compensar tremores nas fotos (a estabilização digital faz uma correção posterior usando programas inteligentes).

A Apple quer usar essa tecnologia de estabilização para permitir que o ângulo da câmera do smartphonemude de maneira sutil e capture imagens pouco diferentes.

As imagens seriam então combinadas numa única foto. Isso faria com que a contagem final de pixels fosse muito mais alta do que usando apenas uma simples foto.

De acordo com a empresa, isso resultaria em fotos melhores, com cores mais bonitas e mais detalhes. Também poderia permitir recortes na imagem sem perda de qualidade.

A Apple registrou uma patente explicando esse processo nos Estados Unidos. É, no entanto, impossível saber quando a tecnologia chegará ao mercado. A Apple vem se preocupando bastante (e obtendo ótimos resultados) quando o assunto é qualidade de imagem das câmeras do iPhone.

(Vitor Caputo, Exame)