Terceira atração do projeto Solo Música, a violinista alemã Friederike Heumann faz única apresentação hoje, às 20 horas, no teatro da Caixa Cultural Fortaleza (Praia de Iracema).

No recital, ela – que é professora no Conservatório de Música de Würzbur, na Alemanha – irá mostrar ao público, com sua lira viola, algumas peças do inglês William Corkine, o principal compositor desse instrumento raro, da mesma família da viola da gamba e considerado o ancestral do violoncelo. Completando o repertório, outras peças anônimas no manuscrito The Manchester Gamba Book, do séc. XVII.

Com participação em diversos CDs ganhadores de prêmios, como Diapason d’Or, Choc du Monde de la musique, 10 de Répertorie, Classica, 5 Étoiles de Goldberg e 4 clés de Télérama, Friederike Heumman tem em sua formação estudos com viola da gamba ministrados por Jordi Savall e Paolo Pandolfo na Schola Cantorum Basiliensis.

Integrando o conjunto intitulado Stylus Phantasticus, Friederike Heumann fez aparições em diversos festivais europeus e, no formato solo, lançou o disco Il vero Orfeo – Sonatas para viola da gamba por e inspirado por Arcangelo Corelli (2012).

Em junho, o projeto Solo Música trará a pianista Eudóxia de Barros (dia 10). 

SERVIÇO 

Solo Música apresenta Friederike Heumann

Quando: hoje, às 20h.
Onde: teatro da Caixa Cultural Fortaleza (avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema). 
Quanto: R$ 10 (inteira).
Classificação: livre.
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais. 
Outras info: 3453 2770.

(O Povo)