Reunidos na cidade de Rio Branco, dias 23, 24 e 25 de abril, quando da realização dos congressos estaduais dos funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, funcionários das duas instituições construíram propostas de melhorias salariais e condições de trabalho a serem apresentadasno congresso nacionais dos funcionários das duas empresas no mês de junho.

A abertura do 25° Congresso Estadual dos Funcionários do Banco do Brasil e o 30° Congresso Estadual dos Empregados da Caixa Econômica Federal ocorreu na última quarta-feira (23), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC). O presidente eleito da Fenae Jair Pedro Ferreira, assim como do Conselheiro da Previ e diretor do SEEB- Brasília Rafael Zanon, por mais de hora, palestraram aos presentes e responderam perguntam persistente da luta dos trabalhadores do ramo financeiro. O evento ainda contou com a presença da presidente da Central Única dos Trabalhadores do Acre, professora Rosana Nascimento.

Banco do Brasil

No dia seguinte (24), funcionários do Banco do Brasil estiveram reunidos durante o período da tarde paraconstruirpropostas ao encontro nacional dos funcionários da instituição. Os debates tiveram duração de mais de duas e serviu paradefiniras principais reivindicações dostrabalhadores locais para próxima campanha salarial. Renumeração, Previ, representatividade sindical e terceirização estão entre as principais propostas construídas pelos trabalhadores locais.

O encontro ainda serviu para eleger o representante local dos funcionários do Banco do Brasilno encontro nacional da categoria. Deborah Fernanda, diretora jurídica do Sindicato dos Bancários do Acre (SEEB/AC), acabou eleita para representar a base local nos debates marcados para os dias 6,7 e 8 de junho, na cidade de São Paulo.

Caixa Econômica

O congresso dos dois bancos públicos foi encerrado na tarde da última sexta-feira (25), com a elaboração das propostas a serem encaminhas pelos delegados eleitos da Caixa EconômicaFederal ao encontro nacional da categoria, a ser realizada nos dias 6, 7 e 8 de junho, em São Paulo.Temas como ampliar o número de postos de trabalho, fim das terceirizações ehoras extras (banco de horas)foram as principais bandeiras levantadas pelos participantes.

O 30° Congresso Estadual dos Empregados da Caixa Econômica Federal foi encerrado com à eleição de delegados locais para ao encontro nacional da categoria. Irlan Sandra e Nadir Oliveira foram eleitos para representar os funcionários da ativa, enquanto Isper Abrahim representará os aposentados da instituição.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, avaliou de forma positiva os dois encontros de funcionários de bancos públicos na capital. Foram três dias de muito diálogo paraa construção de uma proposta ampla que atendam as necessidades de melhorias de condições de trabalho e melhor renumeração aos funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, explicou ele.

(O Rio Branco)

 

 

Anúncios