Sobrado Dr. José Lourenço

A história dos prédios é um reflexo da própria história das cidades. Ela fala sobre como uma população criou determinado modo de vida, sobre a construção do espaço urbano, sobre as mudanças econômicas. Pensando nesse conceito, o projeto Circuitos Culturais – promovido pela Faculdade da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) – realizou sua terceira edição com uma caminhada a pé por quatro construções significativas para a memória de Fortaleza.  

A Casa de Juvenal Galeno, o Espaço Cultural do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), o Paço Municipal e o Sobrado Doutor José Lourenço foram visitados na manhã de ontem, 27. Essa é a terceira etapa do projeto, que leva grupos de pessoas para fazer caminhadas pelo Centro de Fortaleza. O objetivo é conhecer a história, as memórias e os tesouros guardados pelo bairro mais comercial da Cidade. Os passeios acontecem sempre no último domingo do mês e necessitam de inscrição antecipada (ver serviço). O participante pode levar uma lata de leite em pó, que será doada para uma instituição de caridade.

“O Centro precisa ser visitado. Somos moradores de uma cidade turística e precisamos desse conhecimento. Até para receber melhor os nossos visitantes. Atualmente, o Centro é quase inteiramente comercial. São poucas as residências. Mas existem muitas histórias traduzidas em edificações”, afirmou o turismólogo Gerson Linhares – responsável pela orientação do trajeto.

Na Casa de Juvenal Galeno, primeiro ponto do circuito, os visitantes ficaram encantados com a riqueza de informações. Muitos não conheciam as obras literárias do escritor. “Nunca havia entrado aqui. Essa é a primeira vez. Fiquei muito feliz por saber que um cearense foi tão ilustre em seu tempo e uma personalidade reconhecida por outros escritores. Isso nos enche de orgulho”, diz Cristiene Freire, 27 anos, estudante de Logística. Já a guia de turismo Raquel Costa, 34 anos, ficou feliz por ter conversado com Antônio Galeno (bisneto do escritor). “É gratificante ter contato direto com a história, fontes confiáveis que têm muito para ensinar”, afirma.

A caminhada teve participação de 30 pessoas. Ao longo do trajeto, um carro dava apoio aos participantes com água e lanches. Agentes da Guarda Municipal também acompanharam todo o percurso. No Sobrado Doutor José Lourenço, os participantes ficaram encantados com a quantidade de obras expostas. Alguns afirmaram nunca ter entrado no local antes. (Isabel Costa / isabelcosta@opovo.com.br)

Saiba mais

O Centro Cultural do Crea-CE – situado no cruzamento das ruas Castro e Silva com Floriano Peixoto – foi inaugurado em 2010 e está disponível, prioritariamente, para funcionários do conselho. A visão panorâmica do Centro da Cidade é uma das atrações do espaço.

Atual sede do governo, o Paço Municipal tem acesso pela fachada leste para o bosque Dom Delgado. Esse foi o último ponto de visitação do Circuitos Culturais. O bosque é repleto de mangueiras, azeitoneiras, pitombeiras e palmeiras de dendê. 

Na terceira edição do Circuitos Culturais, as latas de leite arrecadadas foram destinadas ao Lar Amigos de Jesus – que acolhe gratuitamente crianças e adolescentes. 
 

Serviço

 

Circuitos Culturais

Quando: último domingo do mês

Quanto: uma lata de leite em pó

Outras informações: (85) 3464 5514

Inscrições pelo site: www.faculdadecdl.edu.br

(O Povo Online)

Anúncios