Anatel determinou, em 2010, que todas as operadoras de celulares são obrigadas a desbloquear um aparelho a qualquer momento e de forma gratuita, deixando o usuário livre para usar chip da empresa de sua preferência. Quem deseja desbloquear um dispositivo, o mais recomendável é realizar o procedimento via operadora: por meio de uma loja ou pelo atendimento telefônico. Porém, quem quiser fazer sozinho, basta seguir o passo a passo abaixo. Atenção: embora o procedimento seja relativamente seguro, o TechTudo não se responsabiliza por danos causados ao seu aparelho.

Passo 1. Faça o download e instale o WorldUnlock Codes Calculator. Este programa é uma calculadora que gera um código de desbloqueio;

Download do WorldUnlock Codes Calculator (Foto: Reprodução)Download do WorldUnlock Codes Calculator (Foto: Reprodução)

 

Passo 2. Digite *#06# no seu celular para aparecer automaticamente o número de série (IMEI) do seu aparelho;

Número de série do aparelho (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)
Número de série do aparelho (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

 

Passo 3. No WorldUnlock Codes Calculator, selecione a fabricante e o modelo de seu dispositivo. Insira também o IMEI, selecione o seu país e sua operadora;

Insira as informações solicitadas para conseguir o código de desbloqueio (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Insira as informações solicitadas para conseguir o código de desbloqueio (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

 

Vale ressaltar que este programa pode não funcionar para o seu modelo do celular.

Passo 4. Clique em “Calculate”;

Calculando o código de desbloqueio (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Calculando o código de desbloqueio (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

 

Após selecionar “Calculate”, aparecerá  um código no lado direito da tela.

Código de desbloqueio (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)
Código de desbloqueio (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

 

Passo 5. Desligue o celular, tire o chip da operadora e ligue novamente;

Passo 6. Digite o código obtido.

Pronto! Seu celular já está desbloqueado.

Importante: se ocorrer algum erro durante o procedimento, não tente usar os códigos mais do que cinco vezes. Caso contrário, poderá travar o seu celular.

(Lívia Dâmaso, via Tech Tudo)