Desfile do Cordão Princesa no Frevo (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário)

Maracatu Vozes da África, Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho, Bloco Doido é Tu, Cordão Princesa no Frevo e Afoxé Acabaca são os campeões do Carnaval de Rua de Fortaleza de 2014. A apuração dos votos dos tradicionais desfiles realizados de domingo (2) a terça-feira (4) foi feita na tarde desta quinta-feira (6) no Ginásio Paulo Sarasate, no Bairro Dionísio Torres. As apresentações foram divididas nas categorias: maracatus, blocos e cordões e afoxés e escola de samba.

O Maracatu Vozes da África é um dos mais antigos de Fortaleza, com 34 anos, e levou para a Avenida Domingos Olímpio o enredo “A saga de Anagotimé”. “Foi tudo feito com muita simplicidade. Foi uma vitória da garra e da determinação em nome da valorização da cultura cearense”, afirma Aderaldo de Oliveira, diretor do maracatu. O Vozes da África teve 118 pontos. O segundo lugar ficou com o Maracatu Rei de Paus e o terceiro, Nação Fortaleza. Ao todo, 14 maracatus desfilaram no domingo (2).

Desfile do Maracatu Vozes da Africa desfilou na Avenida Domingos Olimpio no domingo (6) (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário)

O campeão da categoria cordão teve 109 pontos com o enredo “Na magia da Copa do Mundo”. O Afoxé Acabaca alcançou 136 pontos e falou sobre a rainha Iemanjá.  O bloco Doido é Tu, tricampeão do carnaval de Fortaleza, com 113 pontos, fez uma homenagem ao poeta Patativa do Assaré. A escola de samba Unidos do Acaracuzinho teve 177 pontos e por mais um ano conquistou o título de vencedora da categoria. A escola tem 20 anos de desfiles e 14 títulos.

Dificuldades
O repasse de recursos, de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, para as 35 agremiações só ocorreu na última sexta-feira (28). Às vésperas da festa, a maioria das diretorias das agremiações relatou a dificuldade de desfilar na Avenida Domingos Olímpio. A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), através da assessoria de imprensa, admitiu que houve atraso no repasse dos recursos, que totalizam R$ 720 mil para as 35 agremiações. No entanto, não houve justificativa dada para o ocorrido.

No Carnaval, foram selecionados 35 projetos de agremiações carnavalescas, que deverão realizar duas apresentações, uma na Avenida Domingos Olímpio e uma outra no decorrer do ano de 2014. Segundo a prefeitura, o valor total destinado ao edital de Carnaval foi de R$ 720 mil. O montante também compreende os cachês dos artistas que se apresentaram no aterrinho da Praia de Iracema.

(G1 Ceará)