As inscrições para o próximo concurso da Caixa terminam às 23h59 do domingo (16). Muito aguardado pelos concurseiros do País, o certame desperta grande interesse porque oferece oportunidades para candidatos com ensino médio completo.

Concurso é um dos mais aguardados do ano no País – imagem: divulgação

A seleção da Caixa está sendo aguardada desde o ano passado, quando o governo autorizou a empresa a criar 9.873 vagas em todo o País até 2015. A expectativa é de que sejam abertas 2.065 novas agências do banco, que já possui 98.268 empregados.

O superintendente nacional de Gestão de Pessoas da Caixa, Sebastião Martins Andrade, é otimista ao falar sobre as oportunidades no banco. Ele traçou um panorama da política de contratação da instituição, que nos últimos dois anos está investindo na  expansão do quadro de funcionários e já convocou 12 mil novos empregados.

— Nos últimos anos, o quadro de pessoal da Caixa aumentou bastante. Em 2012, tínhamos cerca de 86 mil empregados e, no início deste ano, já eram mais de 98 mil.

Andrade justifica que este concurso surgiu da necessidade de criação de um cadastro reserva para o preenchimento destas vagas. Até o final do ano, devem ser convocados 4.850 novos funcionários.

— A Caixa faz a convocação dos aprovados de acordo com as necessidades e a disponibilidade de vagas em seu quadro de pessoas. Estas vagas podem decorrer de desligamentos por motivo de rescisão contratual, aposentadoria, falecimentos, ou ainda, quando os órgãos controladores autorizam o aumento do quadro de empregados, explicou.

Provas

Para organizar uma prova deste tamanho é preciso contratar uma empresa de grande renome, disse Andrade ao comentar a escolha do Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) como instituição responsável pela seleção.

— A realização de concursos da Caixa é feita por meio de contração de uma instituição especializada em concursos públicos e sem fins lucrativos, salientou.

Ainda assim, o concurso não é à prova de falhas. O superintendente do banco pontua que qualquer denúncia de fraudes ou irregularidades são investigadas pela empresa.

— A Caixa acolhe todas as denúncias que recebe e se posiciona quanto a elas após análise e avaliação pela área responsável, com apoio da área jurídica.

(R7 Educação)