Florent Amodio. Este é o nome do primeiro “brasileiro” a estrear nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, nesta quinta-feira, um dia antes da Cerimônia de Abertura do evento. Aos 23 anos, o patinador artístico nasceu em Sobral, no interior do Ceará, mas foi adotado por uma família francesa e se naturalizou – ele tem dupla-nacionalidade.

Campeão europeu em 2011, Florent estreia em Sochi no programa curto por equipes. O patinador tenta provar que fez a escolha certa ao demitir seu técnico, Nikolai Morozov, em julho do ano passado, quando treinava na Califórnia.

Nascido em meio à pobreza no interior cearense, Florent teve uma infância abastada após ser adotado. Ele cresceu na região de Val d’Oise, no noroeste de Paris, e começou a patinar aos quatro anos de idade. Aos 12, adoeceu, e ficou dois anos e meio parado. Retornou em 2004, e em 2005 representou a França pela primeira vez internacionalmente.

Em 2009, foi campeão francês e acabou selecionado para defender o país nos Jogos de Inverno de vancouver, em 2010, quando terminou na 12ª colocação.

Via http://www.ahebrasil.com.br