O Procon Fortaleza autuou a filial das Lojas Americanas localizada no Shopping Iguatemi, no bairro Edson Queiroz. O caso, que ocorreu no último dia 30 de janeiro, foi resultado de denúncia de clientes que compraram artigos de material escolar e reclamaram da divergência entre os preços expostos nas gôndolas e o valor registrado no caixa. O estabelecimento tem 10 dias para apresentar defesa e poderá ser multado.

A pedagoga Samia Helena de Souza comprava itens de material escolar. No caixa, ela percebeu que duas mochilas apresentavam preços diferenciados dos que estavam expostos nas gôndolas. “Se eu não tivesse prestado a atenção devida, teria sido lesada”, disse a pedagoga. A gerência da loja, de acordo com Samia Helena, acatou a reclamação e efetuou a cobrança dos itens no mesmo valor especificado na prateleira.

No estabelecimento, fiscais do Procon encontraram outro produto com preço divergente do apresentado em promoção na gôndola. Uma panela de pressão apresentava preço de R$ 59,99, mas a cobrança era de R$ 79,99 no caixa, uma variação de 33%. De acordo com o auto de infração, o estabelecimento infringiu os artigos 6º e 31º do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que tratam da apresentação de produtos ou serviços com informações corretas, claras e precisas, dentre outras normas.

(O Estado)