Uma atitude cada vez mais comum entre as pessoas é o hábito de não ouvir tudo o que o outro tem a dizer e, por isso, causar diversos mal entendidos. Se você percebe que fala mais do que escuta, existem alguns benefícios que podem mostrar por que passar a ouvir mais é uma boa opção. Confira 5 benefícios que podem ser adquiridos ao ouvir mais e falar menos:

1. Pensar antes de falar

Quando você adquire o costume de escutar com mais frequência, você passará a pensar melhor antes de falar. Isso será um imenso benefício aos seus argumentos, já que você não dirá nada sem ter certeza.

2. Tirar melhores conclusões

Ao escutar e passar a falar menos sobre sua opinião antes de ouvir tudo o que outras pessoas dizem a você, suas conclusões serão muito mais completas. Dessa maneira, você evita fazer deduções precipitadas e garante que compreenderá o assunto de maneira adequada.

3. Falar coisas mais importantes

Limitar o tempo que você costuma passar falando sobre um assunto e então dedicá-lo a escutar mais fará com que você passe a dizer coisas mais importantes. Algumas pessoas não percebem quando falam demais e essa atitude pode ser uma boa solução se você também age dessa maneira.

4. Conhecer melhor outras pessoas

Se você passar a escutar seus colegas, as informações que você irá adquirir sobre eles farão com que você os conheça melhor e, dessa forma, aprimore seus relacionamentos.

5. Escrever mais

Outro benefício que você perceberá se passar a escutar mais é que você encontrará maneiras diferentes de se expressar. A escrita é um exemplo. Ao escrever, você passará a ser mais sucinto e vai aprimorar suas habilidades com essa atividade, tornando possível que você, inclusive, acrescente essa qualificação a seu currículo.

Fonte: Universia Brasil

Anúncios