Um ônibus híbrido e dois articulados estão em fase de testes em Fortaleza. A concessionária da Volvo no Ceará, Apavel, está negociando o uso dos veículos com a Etufor e com empresas filiadas.

O Volvo Híbrido possui o chassi mais ecológico do mercado. Foto: Divulgação

Caso os testes deem retorno positivo, 20 a 30transportes deverão ser comprados e utilizados nas BRTs (Bus Rapid Transit), corredores de ônibus exclusivos, como o da Copa (Via Expressa) e o Antônio Bezerra/Centro. A previsão é de que na quarta-feira (29) eles sejam testados por empresas de transporte público e circulem pela cidade.

O Volvo Híbrido, um transporte sustentável que já é utilizado em Curitiba, possui um motor elétrico que trabalha paralelamente a um motor a diesel, resultando em um chassi mais ecológico, emitindo até 50% menos poluentes do que chassis convencionais e reduzindo os gastos com combustível em até 35%. Além disso, ele conta com suspensão a ar e piso taraflex.

O motor do B-215RH de quatro cilindros com 215 cavalos é acoplado a um câmbio automatizado de 12 marchas e trabalha após o veículo ultrapassar os 20km/h. O motor elétrico trabalha da arrancada até os 20 km/h, o que gera menor ruído. A energia é gerada pela frenagem regenerativa e armazenada em baterias de Íon de Lítio.

Ônibus articulados

Já os ônibus articulados possuem a vantagem de serem mais espaçosos e comportarem mais lugares, além de possuirem seis portas cada, o que facilita a circulação em vias exclusivas, tanto com acesso à direita quando à esquerda.

O veículo com carroceria Caio Mondego LA e chassi Volvo B360S possui motor eletrônico, suspensão pneumática com controle eletrônico e é totalmente em piso baixo.

(Diário do Nordeste)