A Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) de Fortaleza recebe inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); no total são ofertadas 2.044 vagas. Para se inscrever, o candidato deve apresentar declaração com o número de inscrição social (NIS), RG, CPF e comprovante de residência. É necessário ter idade a partir dos 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico (Cadastro Único).

Os cursos gratuitos são de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. Os alunos participantes recebem material didático e auxílio para transporte e alimentação. A inscrição deve ser feita inscrições em um dos 24 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes na capital cearense.

O Pronatec é executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Governos Estaduais, Prefeituras, Sistema “S” e Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica. Em Fortaleza, as entidades parceiras e executoras são Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

Nos meses de fevereiro e março serão realizados cursos nas seguintes áreas: pizzaiolo, auxiliar de recursos humanos, costureiro industrial de vestuário, auxiliar de confeitaria, auxiliar de cozinha, salgadeiro, padeiro, agente de informações turísticas, bartender, camareira, modelista, operador de maquina de corte de roupas, garçom, organizador de eventos, recepcionista de eventos, recepcionista em meio de hospedagem, auxiliar pessoal, auxiliar de recursos humanos, representante comercial, operador de teleatendimento, operador de caixa, promotor de vendas, cuidador de idosos, depiladora, manicure e pedicure, maquiador, fotógrafo, figurinista, vendedor de produtos ópticos e vendedor, mecânico, eletricista de automóveis, eletricista industrial, instalador de acessórios automotivos, auxiliar administrativo, assistente de planejamento e controle da produção, operador de linha de montagem de equipamentos eletrônicos, instalador e reparador de linhas de telecomunicação, administrador de banco de dados, programador web, eletricista de rede de distribuição de energia elétrica.

(G1 Ceará)

Anúncios