Com a liberação do edital do concurso público para a Caixa Econômica nesta quinta-feira, dia 23, os candidatos devem intensificar os estudos. As provas para o cargo de técnico bancário, com exigência de nível médio, estão marcadas para 23 de março. Ou seja, são dois meses de preparação até o dia do exame.
Língua Portuguesa
O professor Marcio Coelho, da Academia do Concurso, lembra que as questões são de certo e errado, o que exige extrema atenção do concorrer, pois uma alternativa errada anula uma certa. A banca costuma trabalhar questões de interpretação e compreensão de textos e, ainda, com fatos gramaticais e aspectos linguísticos.
“Se o candidato estiver gostando da prova, mas houver um item que ele não saiba é melhor deixar em branco para não anular uma certa. Mas se, porventura, sentir que a prova está difícil, aparecendo uma questão que não saiba, é bom chutar pois ele tem cinquenta por cento de probabilidade de acertar a questão”, indica.
Conheça as regras para a realização de concursos públicos
Informática e Matemática Financeira
O professor Carlos Botelho, da Academia do Concurso, também destaca que a prova do Cespe/UnB é diferenciada. A de informática é uma avaliação com enfoque na prática, onde o examinador vai cobrar procedimentos, telas e botões.
Para o professor, os principais conteúdos cobrados em Informática são Segurança da Informação (Princípios, criptografia, assinatura digital e certificados), Internet e suas tecnologias (Navegadores, Motores de busca), Sistemas Operacionais (Windows e Linux ) e Planilhas .
Já a parte de Matemática Financeira costuma ter questões longas que envolvem interpretações misturando mais de um tópico do edital. “O aluno deve fazer muitos exercícios da banca e tirar o trauma da Matemática aos poucos. Nesse caso os principais conteúdos são: capitalização simples e composta, descontos simples e compostos, estudo das taxas, rendas certas e amortizações”, indica Botelho.
(Diana Figueiredo, Extra Online)