Tudo pronto para a segunda edição do Encanta Ceará. A partir das 18 horas de hoje, no Aterro da Praia de Iracema, vinte atrações artísticas brindarão o público com a melhor música cearense num palco tipo geospace (em formato concha acústica) de 250 metros quadrados. O show é gratuito, e a apresentação será gravada e exibida na TV Verdes Mares em 1º de janeiro, após Show da Virada.

Numa estrutura gigantesca de luz, som, segurança e mobilidade, o público, estimado em 400 mil pessoas, não terá problemas para ter acesso ao evento e acompanhar os shows de qualquer local do espaço. Para isso, além dos dois telões Led de 12 m² instalados nas laterais do palco, outras seis torres de delay (repetidores de som e imagem) com telões garantirão o espetáculo para todos. Para a tranquilidade dos presentes, foram instaladas em torres de 15m de altura 12 câmeras de monitoramento em tempo real com visão 360º.

De acordo com a Polícia Militar, 212 homens farão a segurança no evento. O reforço será preparado do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura até a Praia do Mucuripe. O efetivo será dividido em equipes a pé, a cavalo, motorizado e em viaturas. O Batalhão de Policiamento de Eventos e Batalhão de Choque também trabalharão. Segundo o plano operacional, um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) vai sobrevoar a área do Aterro antes, durante e após o espetáculo.

Agentes

A orientação da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros é que todas as crianças que forem à festa deverão ter pulseirinhas ou crachás de identificação com telefone dos pais ou responsáveis para os casos de elas se perderem no meio da multidão.

A partir das 16 horas, 40 ônibus especiais começam a circular dos terminais de integração com destino à Praia de Iracema. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o efetivo irá se somar à frota de 173 veículos que operam normalmente próximo ao aterro. Vinte agentes estarão nos pontos de paradas ao longo da Avenida da Abolição.

O comércio ambulante também foi ordenado. A Regional II informa que cadastrou 100 ambulantes e 100 barracas fixas, localizadas nas ruas transversais da Avenida Abolição. Serão permitidas duas pessoas por barraca. Os vendedores não poderão vender bebidas em garrafas de vidro, para garantir a segurança da festa. Somente o contemplado com a vaga pode adquirir a barraca no local, pois o cadastramento é intransferível.

Para atender o público presente, também foram instaladas 150 unidades de banheiros químicos. Ainda no tocante à segurança, dez torres munidas de canhão de luz ajudarão à Polícia Militar a garantir a tranquilidade de todos.

O esquema conta ainda com 200 seguranças patrimoniais, 25 agentes da Polícia Civil, 50 da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), além de 12 homens do Corpo de Bombeiros com uma ambulância, viatura e brigada de incêndio. Agentes de trânsito estarão na extensão da Av. Historiador Raimundo Girão, monitorando o estacionamento.

De acordo com Autarquia Municipal de Trânsito, no entorno da via devem ser realizados bloqueios, proibição de estacionamentos e desvios perto do horário do início dos shows. A interdição deve ser feita a partir da Rua Ildefonso Albano e seguirá até Avenida Barão de Studart. As vias perpendiculares ao aterro, com exceção da Rua Carlos Vasconcelos, também serão bloqueadas a partir da Avenida Monsenhor Tabosa.

Na área da saúde, a estrutura conta com quatro ambulâncias, sendo duas UTIs móveis, e 22 profissionais da Emergência Médicas do Nordeste.

FIQUE POR DENTRO

Trajetória de artistas locais é valorizada

Em sua segunda edição, o Show Encanta Ceará reúne, nesta quinta-feira, em uma única festa as atrações musicais que participaram do quadro na TV Verdes Mares ao longo deste ano. Convidados especiais e aclamados pelo público também farão parte do evento em uma mistura divertida de ritmos musicais. A iniciativa fortalece a valorização da trajetória dos artistas cearenses.

Irão se revezar no comando do evento, a jornalista Taís Lopes, responsável pela apresentação do quadro, além dos apresentadores Amenhotep Rodrigues e Khrisley Karlen, do programa “Destaque VM”, e Niara Meireles e Daniel Viana, do “Se Liga”.

(Diário do Nordeste)