Emoção, encantamento, choro, gratidão, uma mistura de sentimentos acontece a cada apresentação do Coral do Sindicato, em parceria com o coral da Afabec, nas agências bancárias de Fortaleza, dentro do projeto Circuito Natalino, que acontece todos os anos nesse período do ano. Este ano o Circuito Natalino faz uma homenagem a Nelson Mandela, o homem que marcou a história mundial pela sua luta em favor da paz no seu país e no mundo, recentemente falecido.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. Essa frase de Nelson Mandela foi lembrada pela diretora do SEEB/CE, Iêda Marques em todas as apresentações dos Corais, arrancando aplausos dos clientes e bancários.

Foram encantados pelas músicas dos Corais na manhã desta segunda-feira, funcionários e clientes das agências bancárias do Montese.  Unidades do Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste assistiram à apresentação dos Corais do Sindicato dos Bancários do Ceará e da Afabec, levando sua mensagem de amor e paz.

Sob a regência do maestro Rogério Jales, o Coral cantou músicas com mensagens de paz e prosperidade, embalando o público com canções natalinas, como Quero paz no meu coração, Marcas do Que Se Foi e Canção Paz pela Paz, em homenagem a Nelson Mandela. No final da cada apresentação, o público foi saudado com um grito de Feliz Natal pelos coralistas.

O Coral do Sindicato dos Bancários do Ceará foi criado no dia 20/9/2008, por meio de uma atividade chamada Vivência Musical. Neste ano de 2013, o Coral já cantou e encantou em várias apresentações na Capital. O Coral é uma iniciativa do Coletivo de Gênero, Raça e Diversidade do SEEB/CE, e tem como objetivo estimular a participação dos bancários, fortalecendo cada vez mais a imagem da entidade, construtora das lutas da categoria.

Objetivo do Coral 

O Coral do Sindicato é regido pelo maestro Rogério Jales, que destaca que o objetivo do Coral não é apenas cantar, mas trabalhar a relação entre as pessoas. Os ensaios do Coral acontecem às terças e quintas-feiras, às 19 horas, na sede do Sindicato, sendo aberto a todos bancários da ativa e aposentados, funcionários e seus dependentes.
Homenagem a Nelson Mandela – Herói da luta contra o apartheid

Personalidade exemplar, Nelson Mandela sai da cena da vida deixando uma história de sacrifício, fé, determinação e amor à sua nação e ao continente explorado e humilhado por colonizadores brancos, mas deixa um legado marcante na História da Civilização. Líder nato, lutou, em desigualdade, contra a exploração, a intolerância e o racismo do sistema opressor colonialista inglês implantado durante quase 60 anos em sua terra, a África do Sul.

A luta pela liberdade e o fim do regime segregacionista chamado “apartheid” – sistema racista implantado pelo governo britânico em 1948 – o levou à prisão por 27 anos e sete meses, mas, em resposta, o elevou a condição de herói de toda uma raça nascida na mãe África.

(SEEB-CE)