O Sindicato dos Bancários do Ceará participa, entre os dias 25 e 27 de novembro, do 3º Encontro Nacional de Mulheres Bancárias, que será realizado pela Contraf-CUT no Instituto Cajamar, em São Paulo. O tema do evento este ano é “Não mexe comigo que eu não ando só”. A expectativa é reunir cerca de 150 participantes. O SEEB/CE será representado pelas diretoras Carmem Amélia, Marlúcia, Rita Ferreira, Bernadete, Rafhaela Castro, Maria Cristina e Léa Patrícia.

“Esperamos que esse Encontro ajude a fortalecer esta luta em todos os sindicatos, aumentar a pressão sobre os bancos e acabar com a discriminação às mulheres”, diz Carmem Amélia, diretora do SEEB/CE.

O Encontro – Os temas do Encontro defendem a autonomia das mulheres como fator fundamental para garantir o exercício de seus direitos humanos em um contexto de plena igualdade. Também fazem parte desta autonomia o controle sobre seu próprio corpo, a geração de renda e de recursos próprios e a participação na tomada de decisões que afetam sua vida e sua coletividade.

A palestra de abertura será “Rosa Luxemburgo na atualidade”, com a especialista Isabel Loureiro. “Ficamos sempre encantadas com as frases de Rosa Luxemburgo estampadas nas camisetas e será um ótimo momento para conhecer um pouco da vida e obra desta revolucionária”, afirma Deise Recoaro, secretária da Mulher da Contraf-CUT.

Entre os participantes estão Sonia Montaño, diretora da divisão de gênero da Cepal; Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo; Erika Kokay, deputada federal (PT-DF); Marilane Teixeira, economista e pesquisadora da ESIT/Unicamp; Giovanni Alves, docente da Unesp de Marília; e Carmem Foro, vice-presidente da CUT Nacional.

Ainda no Encontro será debatida a formação do Coletivo Nacional de Mulheres, com aprovação de calendário de atividades, com a finalidade de dinamizar as campanhas e formular políticas para a categoria, que sempre foi referência na luta por igualdade.

(Sindicato dos Bancários do Ceará)

Anúncios