Todos os funcionários da Faculdade Católica do Ceará serão demitidos com o fechamento da instituição

Após 10 anos de funcionamento, a Faculdade Católica do Ceará vai encerrar as atividades no final do ano. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (17), na sede da faculdade, no Centro.

Com a decisão, 835 estudantes terão que continuar o ensino superior em outra instituição. Isac do Carmo, estudante do último semestre de Design de Moda, reclamou que a informação foi divulgada de forma tardia pela instituição. “Eles podiam ter avisado no começo do semestre, para eu me programar. Sabíamos de boatos, mas, mesmo assim, ninguém da faculdade confirmava”, disse. Os estudantes alegaram que as desconfianças aumentaram quando a faculdade decidiu não organizar o vestibular para o atual semestre letivo.

Em nota, a União Norte Brasileira de Educação e Cultura (UBEC), mantenedora da faculdade, justificou o fechamento devido a um “desejo de reposicionamento no exercício da missão”. Segundo José de Assis, vice-presidente da UBEC, o fechamento vinha sendo estudado desde o ano passado. “Nós estamos agindo dentro de todos os prazos, junto ao Ministério da Educação (MEC). Não negamos informações aos alunos. O momento do anúncio foi muito bem planejado”, explicou José de Assis.

Segundo alguns estudantes, os diretores foram vaiados e não houve espaço para diálogo durante o anúncio do fechamento. “Muitos professores choraram na nossa frente”, disse um dos alunos, que não quis se identificar. Todos os trabalhadores da faculdade serão dispensadosno final de dezembro. De acordo com o vice-presidente da UBEC, a instituição firmou parceria com o Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio/FIC) para absorver alunos e, se houver necessidade, alguns ex-funcionários.

prédio centenário onde funciona a Faculdade Católica, ocupado anteriormente pelo extinto Colégio Cearense, será desativado. A UBEC informou que ainda não há planos para o imóvel. A faculdade comunicou que, a partir de desta sexta (18), a secretaria da instituição estará disponível para solucionar dúvidas dos estudantes.

Anúncios