Às 15h03 desta quarta-feira, uma interrupção no fornecimento de energia atingiu cidades de oito Estados da Região Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte, a empresa ainda trabalha para restaurar a energia e apurar as causas do blecaute. O Operador Nacional do Sistema (ONS) também está investigando as causas do desligamento, que estão sendo apuradas pelo Centro Nacional da ONS, em Brasília. 

Em Pernambuco, falta energia em todo o Estado. Segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) ainda não há detalhes sobre o caso. O metrô, que circula na região metropolitana do Recife, também está parado. Em Alagoas foi registrada queda de energia em vários bairros de Maceió e também de Arapiraca. No Rio Grande do Norte, a queda de energia apagou todos os semáforos da capital, Natal. No Ceará, falta luz nas cidades de Maracanaú, Quixiadá, Caucaia e Sobral, entre outras. Na Bahia, os municípios de Feira de Santana, Campo Formoso, Vitória da Conquista e Camaçari foram atingidos. 

Às 16h35, começou a voltar a energia em alguns bairros de Salvador, como Stella Maris, Vilas do Atlântico, Barra e Federação. Porém, o trânsito ficou completamente parado nos principais cruzamentos das vias de grande movimento da capital baiana, apesar de a empressa de trânsito Transalvador ter enviado agentes para organizar o fluxo nos maiores pontos de congestionamento. Por volta das 16h50, Fortaleza também teve a energia restabelecida. 

O endereço eletrônico da Chesf saiu do ar. A Celpe distribui energia para 3,2 milhões de clientes, em 184 municípios. Segundo a assessoria da empresa, o problema não foi em seu sistema.

(Portal Terra)

Anúncios