Nesta quarta (14) e quinta-feira (15) o Aterro da Praia de Iracema será espaço de uma grande homenagem à Rainha das Águas. É a tradicional Festa de Yemanjá, que contará com rituais, apresentações culturais, entrega de oferendas, entre outras atividades ao longo dos dias. Em Fortaleza, por ser sincretizada com Nossa Senhora da Assunção, Iemanjá é reverenciada na mesma data que homenageia a padroeira da capital, dia 15 de agosto.

A programação tem início no dia 14, às 18h, com acolhida dos terreiros. A partir das 19h é dado início aos rituais e, às 22h, acontecem as oferendas de encerramento. No dia 15, data que marca o dia de Iemanjá, a programação começa mais cedo, pela manhã, às 10h, com apresentações culturais. Pela tarde, às 13h, é a vez da acolhida dos terreiros e, em seguida, às 14h, é o início dos rituais. No final da tarde, a partir das 17h, tem apresentação do Afoxé Filhos de Oyá. Na sequência, às 17h40, haverá entrega das oferendas. A celebração encerra às 18h.

A Festa de Yemanjá é uma realização da Associação Espírita de Umbanda São Miguel; Associação Cultural Afoxé Filhos de Oyá; Associação dos Quimbandeiros do Estado do Ceará; Associação Afrobrasileira Pai Luiz de Aruanda; Centro Espírita Reis Tupinambá e Centro Cultural de Umbanda Rainha da Justiça Sincera, com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura. 

Serviço:
FESTA DE YEMANJÁ
Quando: 14 e 15 de Agosto
Onde: Aterro da Praia de Iracema
Horário: 18h (quarta-feira) e 10h (quinta-feira)
Mais Informações: 86199.201 / 8851.2402

(O Povo e Secretaria de Cultura de Fortaleza)

Anúncios