As reclamações dos passageiros de transportes públicos na Paraíba deram resultado. Desde a quarta-feira (15/05), o uso de aparelhos sonoros no “modo alto-falante” dentro de ônibus, trens e balsas está proibido. Uma lei de autoria do deputado estadual Gervásio Maia (PMDB) publicada no Diário Oficial do Governo do Estado prevê multa de até R$ 1 mil para quem desrespeitar a regra.

Na lei, é expressamente proibido utilizar smartphones, iPods, tablets, notebooks, netbooks, rádios, aparelhos de mp3 e mp4, além de caixas portáteis, reprodutores pessoais de música e similares “no modo alto-falante”. Ou seja, sem fone de ouvido e, normalmente, com volume mais alto. A partir de agora, ouvir música na condução, somente com os devidos fones.

Os passageiros que se sentirem incomodados por pessoas desrespeitando a determinação devem comunicar o motorista e a empresa do transporte. Caso a companhia não resolva o caso e permita a infração, também poderá pagar multa. A recomendação é de que sejam procurados a polícia ou o Procon nestas situações. Eles serão os responsáveis pela fiscalização.

(Aline Jesus, para o Tech Tudo)