Com o título “Cid Gomes e a Mídia Negativa nas Redes Sociais”, eis artigo do professor e sociólogo Luiz Carlos Ferreira Barbosa. Ele chama a atenção do governador Cid Gomes para um fenômeno: a imagem dele não anda nada boa nas redes sociais. Confira:

O governador Cid Gomes (PSB) já encerra quase seis anos e meio dos seus dois mandatos consecutivos. Sempre mostrando uma capacidade ímpar de vitórias eleitorais no decorrer desse período administrativo na esfera pública do Estado do Ceara. Basta citar sua eleição e reeleição para o cargo de governador, como também, as suas chapas majoritárias que elegeram os últimos três senadores.

Cid é o único chefe do executivo estadual que conseguiu eleger por duas eleições consecutivas o prefeito de Fortaleza. Na primeira vez com a reeleição da prefeita Luzianne Lins (PT) e no ano passado com a eleição do candidato do Partido Socialista Brasileiro, o ex–deputado estadual Roberto Cláudio. A maioria dos prefeitos cearenses são do condomínio político–administrativo do governador Cid Gomes.

O ano de 2013 tem sido complicado para a imagem pública do governador Cid Gomes, pois se registraram muitas publicações nos websites e blogs pertencentes aos veículos de comunicação tradicionais como jornais, revistas e redes de televisão, que tiveram reprodução jornalística e conseguiram repercussão nacional junto a opinião pública. Tem sido neste espaço midiático, que o debate vem acontecendo e, quase sempre, não propositivo para a imagem do Governo Estadual.

As principais redes sociais como o Facebook e o Twitter funcionam como reprodutores natos das matérias do ciberespaço das agências de noticias. Os principais veículos de comunicação da mídia cearense já são críticos vorazes das políticas públicas na área de Segurança. O Governo do Estado ainda mantém uma propaganda institucional em estilo publicitário tradicional que não faz eco nem admiradores nas redes sociais.

O governador Cid Gomes precisa rever a sua publicidade governamental na área de relações públicas com os internautas nas redes sociais. A sociedade civil já demonstrou acreditar nas políticas públicas do governo estadual, dando altos índices de popularidade ao chefe do executivo estadual, que, no entanto, não consegue o mesmo desempenho no espaço público abstrato da internet.

A construção de um diálogo com os novos movimentos sociais, já representados na esfera pública do ciberespaço, será o grande desafio do próximo governante cearense. O debate público nas redes sociais sinaliza que não será fácil para o futuro candidato do governador Cid Gomes (PSB) manter o continuísmo do seu grupo político–eleitoral no poder. A provável pré–candidatura de oposição do bloco partidário PR–PSDB poderá ter a sua principal base de apoio popular nas redes sociais.

* Luiz Cláudio Ferreira Barbosa,

Sociólogo.

Via Blog do Eliomar de Lima

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