Com a chegada do outono e aproximação do inverno, é comum aparecerem os sintomas como dor de cabeça, febre, dor muscular e cansaço. Esses sinais são ainda mais frequentes entre pessoas que ficam em locais fechados e abafados. Na hora de investigar a causa do problema, surgem dúvidas como: será que é gripe, resfriado ou dengue? Saiba mais sobre o assunto e veja quais as diferenças entre gripe, resfriado e dengue.
DIFERENÇAS ENTRE GRIPE, RESFRIADO E DENGUE
De acordo com especialistas, o resfriado atinge principalmente as vias aéreas superiores (nariz, faringe e laringe) e raramente provoca febre. Já a gripe pode atingir as vias aéreas inferiores (traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos).
A dengue manifesta sintomas por todo o corpo, mas não há comprometimento do sistema respiratório como tosse, dor de garganta, coriza e catarro. Os demais sintomas dessa doença podem ser ainda mais severos, dependendo da imunidade da pessoa, da idade e exposição ao vírus.
GRIPES, RESFRIADOS E DENGUE
No caso da dengue, se o individuo já teve contato com um sorotipo, pode apresentar sintomas ainda mais fortes ao se infectar por um dos outros três. Durante o período de inverno, os casos de dengue costumam diminuir, já que o mosquito Aedes aegypti precisa de calor e umidade para se proliferar.
Veja também quantos dias duram os sintomas da dengue
A gripe, o resfriado e a dengue apresentam alguns sintomas em comum. Entretanto, elas possuem diferenças na intensidade e qualidade de algumas manifestações. É importante ficar atento para os sinais de complicações quando a pessoa já está com o problema. Caso existam dúvidas em relação ao diagnóstico, o mais indicado é procurar o médico para avaliar o caso e dar início ao tratamento medicamentoso.
Créditos: http://www.mundodastribos.com/gripe-resfriado-e-dengue-quais-as-diferencas.html