Com a chegada do outono e aproximação do inverno, é comum aparecerem os sintomas como dor de cabeça, febre, dor muscular e cansaço. Esses sinais são ainda mais frequentes entre pessoas que ficam em locais fechados e abafados. Na hora de investigar a causa do problema, surgem dúvidas como: será que é gripe, resfriado ou dengue? Saiba mais sobre o assunto e veja quais as diferenças entre gripe, resfriado e dengue.

619696 Os resfriados apresentam sintomas mais leves que a gripe. Foto divulgação Gripe, resfriado e dengue: quais as diferenças

DIFERENÇAS ENTRE GRIPE, RESFRIADO E DENGUE

De acordo com especialistas, o resfriado atinge principalmente as vias aéreas superiores (nariz, faringe e laringe) e raramente provoca febre. Já a gripe pode atingir as vias aéreas inferiores (traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos).

A dengue manifesta sintomas por todo o corpo, mas não há comprometimento do sistema respiratório como tosse, dor de garganta, coriza e catarro. Os demais sintomas dessa doença podem ser ainda mais severos, dependendo da imunidade da pessoa, da idade e exposição ao vírus.

619696 A febre alta é um sintoma caracteristico da dengue. Foto divulgação Gripe, resfriado e dengue: quais as diferenças

 

 

GRIPES, RESFRIADOS E DENGUE

No caso da dengue, se o individuo já teve contato com um sorotipo, pode apresentar sintomas ainda mais fortes ao se infectar por um dos outros três. Durante o período de inverno, os casos de dengue costumam diminuir, já que o mosquito Aedes aegypti precisa de calor e umidade para se proliferar.

 Os sintomas comuns ao resfriado, à gripe e à dengue surgem de forma menos intensa no resfriado, moderada na gripe e severa na dengue. Além disso, é muito difícil diferenciar os sintomas de uma gripe comum com o de uma mais grave como a H1N1. Sendo assim, a melhor forma de se prevenir é tomando a vacina anualmente que protege contra os três tipos de influenza que mais causam problemas e complicações.

619696 A gripe o resfriado e a dengue apresentam sintomas diferentes. Foto divulgação Gripe, resfriado e dengue: quais as diferenças

 

Veja também quantos dias duram os sintomas da dengue 

A gripe, o resfriado e a dengue apresentam alguns sintomas em comum. Entretanto, elas possuem diferenças na intensidade e qualidade de algumas manifestações. É importante ficar atento para os sinais de complicações quando a pessoa já está com o problema. Caso existam dúvidas em relação ao diagnóstico, o mais indicado é procurar o médico para avaliar o caso e dar início ao tratamento medicamentoso.

Créditos: http://www.mundodastribos.com/gripe-resfriado-e-dengue-quais-as-diferencas.html

Anúncios