Após o UFC 160, em Las Vegas, no último fim de semana, os olhos do mundo do MMA se voltam para a capital cearense, casa do UFC Fortaleza, que acontece no próximo sábado, 8. O início da troca dos ingressos do evento que se aproxima começa hoje, no Ginásio Paulo Sarasate. A troca se estende até o dia das lutas.

Se a partir de hoje os fãs já podem ter os ingressos em mãos, o Ginásio Paulo Sarasate, por sua vez, só será assumido pela organização do Ultimate na segunda-feira para a montagem do show. No dia do evento, bilheteria só funcionará entre 10h e 15h30, segundo o site de vendas tickets for fun.

Mais de 80 toneladas de material serão instalados no interior do equipamento, entre eles, aparelhos de iluminação, som e o octógono onde acontecem as lutas. Enquanto isso, a Prefeitura de Fortaleza vai adaptando o Ginásio para o Ultimate. As duas rampas de acesso à quadra principal foram rebaixadas para que máquinas e carretas tenham acesso livre à parte interna do ginásio.Foram feitas também manutenções nas grades do entorno, reforma nos banheiros, pintura de corrimãos e nivelamento da arquibancada.

Prazo

Os lutadores Rony Jason, Fabricio Werdum e Godofredo Pepey (FOTO: Divulgação/UFC) 

De acordo com o secretário de esporte e lazer, Márcio Lopes, a expectativa é que as adaptações estejam completas na terça-feira. “Queremos acabar tudo até o dia 2, mas temos um prazo final do dia 6. Na sexta-feira,7, o Ginásio receberá a pesagem, então tudo já tem que estar pronto”, disse o secretário.

Outra mudança foi a reforma das quadras externas. O local foi recuperado e servirá, temporariamente, como parada para as carretas de transmissão televisiva. Nos Estados Unidos, o UFC Fortaleza é chamado de UFC on Fuel TV 10, pois será transmitido pelo canal de forma gratuita.

Jaraguá

O UFC Fortaleza será o primeiro na região Nordeste e o segundo não realizado na região Sudeste – o primeiro foi o de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Pela proximidade dos eventos e o fato de serem os primeiros de suas regiões, a comparação entre Paulo Sarasate e Arena Jaraguá torna-se inevitável.

Os dois equipamentos, tradicionais em competições de futsal, agora são palco do maior evento de MMA do mundo.

“O Ginásio Jaraguá tem apenas seis anos, enquanto o Paulo Sarasate é da década de 1970. O equipamento é mais moderno, sem dúvida. A última reforma do Sarasate foi há 12 anos”, explicou Lopes.

De fato, a Arena Jaraguá é bem mais moderna que o ginásio cearense. No entanto, a grande diferença está do lado de fora. Enquanto o estacionamento do Paulo Sarasate se limita aos carros da imprensa, a Arena Jaraguá possui quase 2 mil vagas. Por se localizar em uma cidade menor, a facilidade do acesso também é notável.

Vantagens

Em outro ponto, o UFC Fortaleza leva vantagem em relação ao evento catarinense. Enquanto a Capital do Ceará é uma conhecida cidade turística, recebendo estrangeiros do mundo todo em seu aeroporto e hospedando em seus hotéis, Jaraguá do Sul não possui um terminal aéreo e muito menos uma grande quantidade de leitos em hotéis. Para que o UFC no Sul fosse viável, a organização do evento se instalou na cidade de Joinville, a 56 km de distância de Jaraguá do Sul.

Após o evento, a arena e cidade foram aprovadas pela organização do UFC. O dirigente Marshall Zelaznik garantiu inclusive que o show deve voltar. “Mesmo antes do evento, já pensamos em voltar. E agora pode apostar que voltaremos, por causa da torcida e porque a arena é fantástica. Muitos nem sabiam onde era Jaraguá do Sul, mas agora todos sabem”, destacou.

O mesmo Marshall desejou que Fortaleza realize um evento como o de Santa Catarina. “Estamos com os ingressos quase esgotados para a final do TUF Brasil. Espero que as coisas saiam parecidas como foram aqui em Jaraguá do Sul”, disse.

A busca pelo sucesso também é meta do secretário Márcio Lopes. “Com as novas adequações, o Paulo Sarasate não vai dever em nada à Arena Jaraguá. Teremos um evento tão bom quanto o catarinense”, disse Lopes.

Mais informações

UFC Fortaleza
(The Ultimate Fighter Brasil 2 – Finale : Rodrigo Minotauro
versus Fabrício Werdum)
http://www.ticketsforfun.com.br/

(Diário do Nordeste)

Anúncios