Neste domingo, Goiás e Atlético Goianiense se enfrentaram, no Estádio Serra Dourada, com mando do Goiás, pela segunda partida da grande final do Campeonato Goiano. No primeiro jogo, empate em 0 a 0 bom para o Goiás, pois qualquer empate daria o título ao alviverde, por ter feito a melhor campanha do estadual.

O Atlético começou melhor, chegou a abrir dois gols de vantagem, estava com o caneco na mão, mas permitiu que o Goiás chegasse ao empate em 2 a 2. Empate deu Goias. Goiás campeão Goiano!

O JOGO

Sabendo que empate dava Goiás, o Dragão foi para cima e conseguiu marcar seu primeiro gol logo aos cinco minutos. João Paulo cruzou, Harlei afastou mal e Ednei aproveitou para empurrar a bola para as redes. Aos dez minutos, Júnior Viçosa bateu firme e quase empatou o jogo, mas Márcio defendeu.

O primeiro tempo seguiu morno durante todos os minutos seguintes, com as equipes chegando pouco ao gol. O Goiás, que agora precisava chegar ao gol para conquistar o título, não dava sinais de que faria uma pressão e buscaria o gol naquele primeiro tempo. Aos 46 minutos, Dudu Cearense cabeceou firme para fora. Foi a última chance do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Atlético Goianense utilizou a mesma tática do primeiro tempo e marcou o segundo gol logo cedo. Aos dois minutos, Ernandes cruzou e William Matheus, do Goiás, se adiantou e cabeceou contra o próprio gol. Dois minutos depois, Walter cobrou falta e Márcio fez uma boa defesa.

Aos 11 minutos, Walter chutou mais uma e Márcio fez outra grande defesa. Aos 23, Pipico teve a chance de fazer o terceiro e matar o jogo, mas o jogador isolou. O chance perdida fez falta, pois no minuto segundo o Goiás diminuiu. Vítor cruzou para Walter, que apareceu livre e completou para o gol. 

A partir de então, jogo de defesa contra o ataque. A defesa do Dragão se segurando e o ataque do Verdão em cima, forçando o segundo gol que daria o título ao Goiás. Ele demorou para sair, mas saiu. Aos 40 minutos, cruzamento rasteiro para dentro da área e Neto Baiano bateu forte de primeira, 2 a 2. 

Após o empate o jogo esquentou, os jogadores do Atlético Goianiense perderam a cabeça e uma confusão de iniciou. Assim que os ânimos ficaram calmos, o árbitro expulsou o lateral Vítor, do Goiás, e o volante Robston, do Atlético. Outros jogadores que participaram da confusão seguiram em campo, mas o jogo seguiu.

Seguiu e acabou pouco tempo depois. A confusão não foi o suficiente para estragar a festa do time esmeraldino. Goiás campeão Goiano de 2013!

FICHA TÉCNICA
GOIÁS 2 x 2 ATLÉTICO GOIANIENSE

Competição: Campeonato Goiás – Final
Local: Estádio Serra Dourado, em Goiana, Goiás
Data e Horário: 19/05/2013, às 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Sampaio
Assistentes: Fabrício Vilarinho e Marco Moreira.
Gols: Walter, Neto Baiano e William Matheus (Contra) (Goiás); Ednei (Atlético Goianiense) 
Cartões Amarelos: Harlei, Dudu Cearense e Thiago Mendes (Goiás); Diego Giaretta, Lennon, Ernandes e Robston (Atlético)
Cartões Vermelhos: Vítor (Goiás); Robston (Atlético)

Goiás: Harlei; Vitor, Ernando, Valmir Lucas e William Matheus (Ramon); Amaral, Thiago Mendes, Dudu Cearense (Renan Oliveira) e Eduardo Sasha (Neto Baiano); Walter e Júnior Viçosa. Técnico: Enderson Moreira.

Atlético Goianiense: Márcio; Jonh Lennon (Pituca), Ednei, Diego Giaretta e Leonardo; Dodó, Ernandes, Robston e João Paulo (Juninho); Pipico (William Barbio) e Ricardo Jesus. Técnico: Waldemar Lemos.

(Neto Roberti, Futnet)