Nesta terça-feira, dia 7/5,  nova campanha por valorização e mais respeito aos funcionários do Bradesco foi lançada em nível nacional. Em Fortaleza, o Sindicato dos Bancários do Ceará fez manifestação para denunciar as péssimas condições de trabalho dos funcionários do banco, o assédio moral  sem medida e a cobrança excessiva pelo cumprimento de metas. Além disso, os dirigentes sindicais denunciaram as demissões injustas efetivadas neste mês, atingindo ex-funcionários do Banco do Estado do Ceará (BEC), comprado pelo Bradesco em 2005. O ato aconteceu na agência Centro, onde funciona a gerência regional do banco.

Os dirigentes sindicais denunciaram o descumprimento pelo Bradesco do Estatuto Municipal de Segurança Bancária e coloca em risco a vida de bancários e clientes. “Suas agências não têm portas de segurança, o que deixa todos vulneráveis. Será que precisa morrer alguém para o Bradesco cumprir o Estatuto?”, disse Gabriel Motta, diretor do SEEB/CE,  lembrando que o Bradesco ainda coloca a culpa pela falta de segurança no Estado, quando sofre ataques de bandidos.

“Um banco que lucra bilhões, deixa as suas portas escancaradas, que incita a bandidagem e mostra aos criminosos que o banco não tem segurança, este é o Bradesco”, completa Gabriel.

O Sindicato dos Bancários do Ceará, em defesa da categoria, vai ajuizar duas ações contra o Bradesco: uma civil que é a obrigação de fazer e outra é dano moral coletivo, pela falta de respeito que o banco tem para com seus empregados. Também participa da Campanha pela Valorização dos funcionários Bradesco, campeão de assédio moral e tem vários bancários acometidos de doenças ocupacionais e distúrbios psicológicos.

Segundo o diretor do SEEB/CE, Robério Ximenes  “nossa manifestação é para denunciar mais uma vez que o Bradesco teve lucro de R$ 3 bilhões no 1º trimestre, vai chegar ao R$15 bi no ano, no entanto, com toda essa lucratividade demite descaradamente. Os banqueiros querem continuar lucrando cada vez mais às custas dos seus trabalhadores”.

Campanha

A pauta  da Campanha de Valorização dos funcionários do Bradesco tem como principais bandeiras a criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), melhores condições de trabalho e preservação da saúde, parcelamento do adiantamento das férias e auxílio-educação para todos.

(Sindicato dos Bancários do Ceará)

Anúncios