Caxirola_Fonte_Nova_Fifa

Criado pelo artista Carlinhos Brown, a caxirola será a versão brasileira da vuvuzela, instrumento que fez sucesso na Copa do Mundo da África do Sul em 2010.

Similar ao caxixi, uma espécie de chocalho usado na capoeira e com som próximo ao pau-de-chuva, a caxirola é feita de plástico verde e amarelo e pretende fazer barulho durante os jogos da Copa em 2014.

O lançamento para o público foi feito ontem, na partida entre Vitória e Bahia pelo campeonato baiano, porém a caxirola já havia sido certificada pelo Ministério do Esporte em setembro do ano passado.

Durante o jogo, no entanto, houve uma grande polêmica. Foram distribuídas 50 mil caxirolas para os torcedores que, insatisfeitos com o resultado do jogo (o Bahia perdia por 2 a 0), lançaram os instrumentos no campo.

Na apresentação da caxirola antes do jogo, o comentarista esportivo Juca Kfouri criticou a invenção ao cantor: “A vuvuzela foi um porre na Copa passada, mas era uma tradição na África do Sul. A caxirola é uma invenção bizarra, um plágio do caxixi, o chocalho que palha que complementar o berimbau. A presidenta endossa um troço que custará R$20, produzida por uma empresa norte-americana associada a Brown… Ou seja: vão induzir uma barulheira não usual em nossos estádios. E ganhar muito dinheiro”, disse Kfouri.

copa 2014

Brown defendeu o instrumento dizendo que o som que emana da caxirola é doce e “respeita os limites sonoros” porque “reproduz os sons da natureza, do mar”. 

Durante o lançamento oficial do instrumento na exposição “O Olhar que ouve” de Carlinhos Brown no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff aprovou o instrumento afirmando que o instrumento é mais bonito que a vuvuzela.

“Eu tenho certeza que principalmente as crianças desse país vão ter uma experiência muito fantástica com a caxirola… Eu acredito que a caxirola faz parte não só do futebol, mas da imensa capacidade do nosso país de fazer um instrumento muito mais bonito que a vuvuzela”, disse a presidente.

A expectativa é que as vendas da caxirola comecem em maio para a Copa das Confederações. Espera-se que sejam vendidas até a Copa de 2014 100 milhões de unidades.

Link: http://portugues.christianpost.com/news/caxirola-a-vuvuzela-da-copa-do-mundo-de-2014-16191/