botequim-bancarios_

Sucesso. Essa é a palavra ideal para se definir a inauguração do projeto cultural Botequim dos Bancários. A noite de estreia aconteceu na sexta-feira, 26/4, com uma programação diversificada e música para todos os gostos.

A abertura da programação ficou por conta dos bailarinos do Balé Popular de Fortaleza, que fizeram uma brilhante apresentação de tango. Em seguida, o Garçom Joaquim – interpretado pelo humorista Aristides Neto – seguiu apresentando as atrações.
No quadro Conversa de Botequim, o jornalista Nelson Augusto entrevistou a cantora cearense Nayra Costa, ex-participante do programa The Voice Brasil, que falou sobre sua trajetória musical – filha de uma empresária do ramo musical, ela canta profissionalmente desde os 14 anos – e de seus projetos para o futuro.

Em seguida, apresentou-se o Talento Bancário Gildomar Marinho, do BNB. Ele inscreveu-se através do site do Sindicato no Bancult – um banco de talentos que está cadastrando bancários, sindicalizados ou não, para, oportunamente, apresentarem-se no Botequim dos Bancários. O cadastro continua aberto e pode ser feito através do endereço http://www.bancariosce.org.br/bancult.php. Durante sua apresentação, Gildomar interpretou inclusive músicas de sua autoria. Maranhense, mas atualmente morando em Fortaleza, o violinista, compositor e cantor é licenciado em Música pela UECE. Seu trabalho tem raízes nas suas incursões pelo interior do Nordeste e moldado nos palcos e bares do Ceará e Maranhão. Atualmente está lançando o CD Tocantes, seu terceiro trabalho fonográfico.

Já o cantor Zé Maria Guedes, bancário aposentado da Caixa Econômica Federal, interpretou músicas românticas, principalmente do repertório de Altemar Dutra. Por último, a banda O Verbo levantou os bancários e seus familiares e convidados com o som de grandes ícones do pop rocha nacional, como Skank, Lulu Santos, Engenheiros do Hawaii, Cazuza, entre outros.

Ao final, três bancários que haviam se cadastrado previamente no site da entidade foram contemplados com um vale “Conta 0800”.

“Ficamos por vários meses pensando em como faríamos um projeto que fizesse com que os bancários, bem como o público geral de Fortaleza, fosse atraído para o Sindicato. E escolhemos esse formato porque ele também se configura como uma forma diferente e criativa de revitalização do centro da cidade. O Botequim dos Bancários foi entregue à cidade de Fortaleza e aos bancários, que além de curtirem bons momentos em um ambiente agradável, ainda terão a oportunidade de apresentar seus talentos e de poder expressar o seu valor e a sua cultura”, afirma Tomaz de Aquino, secretário de Cultura do SEEB/CE.

“Nós inauguramos mais um espaço cultural e de convivência para Fortaleza. Esperamos seja um lugar que abrigue não só os bancários, mas o público em geral. O Botequim dos Bancários representa o pensamento de toda a diretoria deste Sindicato de reativar com força total a história da entidade no campo cultural”, comemora Tomaz.
O Botequim dos Bancários acontecerá sempre na última sexta-feira de cada mês, das 18h30 às 21h30, na sede do Sindicato.

Acompanhe os meios de comunicação do Sindicato, pois em breve estaremos divulgando as atrações da segunda edição.

(Sindicato dos Bancários do Ceará)

Anúncios