copa 2014

Em artigo publicado na manhã deste domingo (28), no jornal britânico “The Guardian”, o jornalista John Grace ironiza a invenção musical de Carlinhos Brown para o mundial de 2014. “Se você achou que as vuvuzelas eram ruins, espere até ouvir a caxirola, um pedaço de plástico verde e amarelo trazido a nós pelo Ministério do Esporte brasileiro”, antecipa o texto intitulado “Caxirola: Poupe-nos do Som da Copa do Mundo 2014 do Brasil”.

A publicação define ironicamente o instrumento como um “chocalho glorificado” e o compara a um similar utilizado na Inglaterra em 1966 e que acabou banido dos estádios por ser considerado uma arma em potencial, devido ao seu formato. É válido ressaltar que, na tarde deste domingo, durante o clássico BaxVi, os torcedores do Bahia atiraram ao gramado as caxirolas que foram entregues durante o início da partida em protesto contra o placar do jogo.

O artigo também retoma o caso das vuvuzelas durante a Copa do Mundo na África do Sul, que devido ao incômodo que gerou entre torcedores e jogadores foi banida dos estádios em todas as competições europeias da Uefa. “E então chegamos à caxirola, prova concreta de que nenhum momento de expressão momentânea deve deixar de ser explorada comercialmente”, finaliza.

(Portal Bahia Notícias)

Anúncios