camera

Dezessete câmeras de monitoramento, no Centro de Fortaleza, estão sem funcionar. Há 24 câmeras no total, mas apenas sete funcionam. De acordo com a comandante da Guarda Municipal de Fortaleza, Francisca Arilza, elas são importantes porque evitam que crimes contra cidadãos que passam todos os dias pelo Centro sejam evitados. “As câmeras são importantes porque vemos as ocorrências. Ao ver o delito, entramos em contato com a Coordenadoria Integrada de Operações de Seguraça (Ciops) via rádio para registrar o crime. Então, a Ciops fica responsável de distribuir as ocorrências”, explica.

As câmeras foram instaladas em julho de 2012 e, segundo a Guarda Municipal, estão paradas por falta de manutenção. A promessa da Secretaria de Segurança de Fortaleza é que até julho deste ano as 24 câmeras voltem a funcionar normalmente. “A partir de julho as câmeras vão voltar a funcionar em sua totalidade. Esse é o nosso objetivo”, afirma o secretário de segurança da capital, Francisco Veras.

A Secretaria Municipal de Segurança informou que contratou uma empresa para consertar as câmeras. Será também firmado um contrato de manutenção permanente para que o sistema possa funcionar sem interrupção

A ocorrência mais comum flagrada pelo sistema de  videomonitoramento é o uso de drogas. Foram registradas 254 nos últimos nove meses.

(G1 Ceará)