fortal

Aproveitando os festejos do mês em que Fortaleza comemora os seus 287 anos, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, lança a grade de programação dos equipamentos culturais da cidade.

A programação é fixa, totalmente gratuita e atenderá a diversos públicos e faixas etárias e acontecerá todos os dias da semana, no Anfiteatro Flávio Ponte, Biblioteca Municipal Dolor Barreira, Mercado dos Pinhões, Passeio Público, Teatro Antonieta Noronha e Vila das Artes.

Confira detalhes na programação em cada ponto:Anfiteatro Flávio Ponte (ou Anfiteatro da Volta da Jurema) – a população passa a contar, aos sábados, com a programação do “Pôr do sol da Tradição”, palco onde artistas e bandas da cultura popular da cidade e do Estado se apresentam. Em abril, Mestre Pio (13/4), Companhia de Danças Populares Txai (20/4) e Grupo de Tradições Folclóricas Raízes (27/4) se apresentam. O  ”Retratos do Vento”, que já acontecia, continuará nas fins de tarde de domingo com Dona Leda (14/4), Renegados (21/4) e Elismário Pereira (28/4).

Biblioteca Municipal Dolor Barreira

Terá as manhãs de sábado dedicadas ao público infantil, com a “Oficina de Desenho”. Pela tarde é a vez do “Clube de Quadrinhos”, que em abril terá uma programação variada, com o Seminário “Panorama dos Quadrinhos” (13/4), Workshop “The Walking Dead” (20/4) e Invasão Mangá – Seminário Cultura Anime e Mangás (27/4).

Mercado dos Pinhões

Será mantida a “Feira Orgânica”, que acontece nas manhãs de terças-feiras, o “Chorinho no Mercado”, nas noites de sextas-feiras, e o “Forró no Mercado”, ao final do dia, aos domingos. Na segunda quarta-feira do mês também acontece o Festival de Gastronomia, Arte e Culinária, das 17 às 21h30min.

Dentre as novidades dentro da programação do Mercado está a “Quarta Coletiva”, que acontecerá sempre na última quarta-feira do mês. A feira hype de arte, moda e design, será um ponto de encontro para artistas divulgarem e venderem seus trabalhos.

Já na programação do “Novos Risos”, o Mercado abre as portas para a nova cara do humor cearense. Na terceira quinta-feira do mês, a população irá descobrir quem são as promessas do humor em Fortaleza e quais artistas locais estão despontando nesse tradicional cenário.

Os sábados do Mercado serão das pequenas e dos pequenos, que passam a curtir um cineminha com muita diversão e pipoca, sempre a partir das 18h30min. Semanalmente, um filme será exibido dentro da programação do “Cineminha do Mercado”.

Um destaque para o mês de abril no Mercado dos Pinhões será a Feira de Fotografia, que acontece no sábado (20), a partir das 14 horas. A Feira terá exposição de fotografias de Fortaleza, em comemoração ao aniversário da cidade, entrevista com Tiago Santana, um dos maiores fotodocumentaristas das Américas, feira de compra e venda de equipamentos, além de um pequeno workshop com o fotógrafo Nilo Soares, que fará um mini book e sorteará entre as mulheres presentes.

Passeio Público

A novidade acontece às sextas-feiras, quando, ao final da tarde, Djs da cena local se revezarão numa programação regada à musica eletrônica. O “Set List” convida a população a começar muito bem os fins de semana de abril com Uirá dos Reis (12/4), Sapoti Soundz (19/4) e Danny Husk (26/4). O “Passeio Instrumental”, que já acontecia no horário de almoço aos sábados, no Passeio Público, bem como o “Piquenique”, nas manhãs de domingos, permanecem na programação do equipamento.

Teatro Antonieta Noronha

Contará com atividades para o público que faz e aprecia artes cênicas na cidade. O “Cenas Curtas” receberá companhias para apresentações breves e bate-papos, enquanto o “Sala de Ensaio”, de caráter formativo, mostrará os processos de trabalho em ensaios, que serão abertos ao público e estudantes de teatro. Uma “Oficina de Iniciação Teatral” também abre os trabalhos do Teatro.

Vila das Artes

Em abril, o Audiovisual ganha mostras dentro do Cineclube. Às quartas-feiras, sempre às 18h30, o homenageado é o comediante francês Jacques Tati, na mostra que vem percorrendo o Brasil e intitulada “Tati por Inteir”. Já o “Cineclube 24 Quadros” traz, esse mês, a Mostra “Clássicos do Horror”, com filmes de Hitchcock, Franju, Cronenberg e Peter Jackson.

“O Cine Desbunde”, do Coletivo Provocações!, traz a Mostra “Pilantras e Bandidos”, na sexta-feira (12), exibindo os filmes “Simonal: Ninguém Sabe o Duro que Dei” e “Um Sampaio Teimoso”.

O público da Dança que for à Vila das Artes, por sua vez, poderá curtir o Ensaio do Espetáculo “Um de Tudo” na sexta-feira (12), às 15 horas; participar do Fórum de Dança do Ceará, que acontece na quinta-feira (11), às 19 horas, e terá a mesa-redonda “Discutindo a Dança: Lei do Artista – O que precisa ser mudado”. E, no Dia Internacional da Dança, comemorado dia 29 de abril, a Vila sedia uma programação completa, que acontece de 9 às 19 horas.

Confira a programação completa do site da Prefeitura de Fortaleza.

(Renatta Pimentel, Tribuna do Ceará)

Publicidade