thatcher-1980-ap

Líderes mundiais se pronunciaram nesta segunda-feira a respeito da morte da ex-premiê britânica Margaret Thatcher. Confira algumas dessas declarações. 

Mikhail Gorbachev, ex-presidente soviético
Thatcher era “uma grande política e, acima de tudo, uma pessoa brilhante”, disse.  “Ficará para sempre na história e em nossa memória”, declarou o último líder soviético. Gorbachev destacou que Thatcher era uma política cujas palavras tinham “grande peso” e afirmou que sua morte é tida como uma “triste notícia”. Ele também expressou suas sinceras condolências aos familiares de Thatcher e acrescentou que sabia que Thatcher estava gravemente doente.

Personalidade corajosa

Henry Kissinger ex-secretário de Estado americano

Henry Kissinger, ex-secretário de Estado americano
Kissinger afirmou que a ex-primeira-ministra, falecida aos 87 anos, era uma “personalidade corajosa”. “Foi uma personalidade corajosa, uma mulher que aprendeu que um líder deve ter convicções firmes, porque as pessoas não têm como decidir por elas mesmas a menos que seus líderes lhes indiquem a direção a seguir”, afirmou à CNN. “Ela não acreditava que seu trabalho consistia em alcançar compromissos, e sim em ter convicções”, disse.

Foi sem dúvida uma grande estadista

José Manuel Durão Barroso presidente da Comissão Europeia

 

José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia
Barroso e destacou que Thatcher será lembrada tanto por suas “contribuições” como pelas “reservas” em relação à União Europeia (UE). “Em meu nome e no da Comissão Europeia, gostaria de dizer que estou profundamente entristecido pela notícia da morte da baronesa Thatcher”, disse o chefe do Executivo comunitário. Thatcher “foi sem dúvida uma grande estadista” e uma figura “circunspecta, embora comprometida” com a UE, acrescentou.  “Será recordada tanto por suas contribuições como por suas reservas ao nosso projeto comum”, disse.

O mundo perdeu uma grande campeã da liberdade

Barack Obama presidente dos Estados Unidos

 

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos
Para Obama, os Estados Unidos perderam uma verdadeira amiga. “O mundo perdeu uma grande campeã da liberdade”, disse Obama em comunicado. “Como partidária sem complexos de nossa aliança transatlântica, sabia que, com força e determinação, podíamos ganhar a Guerra Fria e estender a promessa de liberdade”, diz a nota.  “Aqui na América, muitos de nós nunca vão esquecer que ela se manteve ombro a ombro com o Presidente, lembrando ao mundo que nós não somos simplesmente carregados pelos eventos da história – nós podemos moldá-los com convicção moral, coragem inflexível e vontade de ferro”, disse Obama.

Foi uma líder extraordinária de nossa época

Angela Merkel chanceler alemã

 

Angela Merkel, chanceler alemã
A chanceler alemã Angela Merkel homenageou Margaret Thatcher ao classificá-la de “líder extraordinária de nossa época”. “Soube com grande tristeza da morte de Margaret Thatcher. Primeira-ministra durante muitos anos, marcou a Grã-Bretanha moderna como poucos o fizeram, antes ou depois dela. Foi uma líder extraordinária de nossa época”, declarou Merkel.

Uma verdadeira líder

Tony Blair ex-primeiro-ministro britânico

 

Tony Blair, ex-primeiro-ministro britânico
Blair disse que Margaret Thatcher foi uma figura política “imponente” e teve um profundo “impacto global”. “Muito poucos líderes conseguiram mudar não só o panorama político de seu país, mas do mundo inteiro”, afirmou Blair em um comunicado. Margaret Thatcher, que governou o Reino Unido de 1979 até 1980, era “uma verdadeira líder”, acrescentou. Blair disse que “algumas das mudanças” realizadas por Thatcher se mantiveram, “pelo menos em certos aspectos”, quando ele se tornou primeiro-ministro, em 1997, e também foram imitadas por “governos de todo o mundo”.

Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e um grande britânica

David Cameron premiê britânico

 

David Cameron, premiê britânico
Cameron, disse que foi com grande tristeza que soube da morte de Margaret Thatcher, sua antecessora como líder conservadora e premiê. “Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e um grande britânica”, disse Cameron em comunicado. Cameron, que estava em Madri conversando com o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy, cancelou o resto de sua viagem pela Europa para voltar para o Reino Unido. O premiê deve chegar a Londres hoje. 

 

François Hollande, presidente francês
Hollande saudou nesta segunda-feira a memória da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, enfatizando que ela sempre teve uma relação franca e leal com a França. “Ao longo de sua vida política, com convicções conservadoras que ela assumia plenamente, foi apegada ao esplendor do Reino Unido e à defesa de seus interesses”, declarou Hollande, citado em um comunicado da presidência francesa. Também saudou seu “impulso decisivo” para a construção do túnel sob o Canal da Mancha que une os dois países.

(Portal Terra)